Sexta, 29 de Março de 2024
19°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Brasil Eleições 2022

Por que muitas pessoas nunca foram entrevistadas em uma pesquisa eleitoral?

Entenda os conceitos estatísticos por trás das pesquisas de intenção de voto.

31/01/2022 às 19h23
Por: Redação
Compartilhe:
Freepik
Freepik

A pesquisa eleitoral é um mecanismo confiável de informação para os eleitores. A elaboração desse tipo de estudo exige rigor científico e obedece critérios estabelecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

No entanto, há quem coloque em xeque os resultados, por não compreender como o levantamento informa a intenção de voto dos brasileiros, sendo que alguns nunca foram entrevistados para esse tipo de levantamento. A resposta está nos fundamentos da estatística.

O Brasil possui 147,9 milhões de eleitores aptos a votar, segundo dados divulgados pelo TSE em 2020. Nos estudos estatísticos, esse total corresponde ao universo de uma pesquisa eleitoral. Porém, é impossível coletar as informações de cada um desses eleitores. Desta forma, outros conceitos vêm à tona: amostra e amostragem.

A amostra é um recorte sociodemográfico que possibilita a compreensão do comportamento de uma população através de uma parte dela. Assim, numa pesquisa para presidente, apenas uma parcela dos eleitores é ouvida, mas os estudos estatísticos garantem que esse público reflita a opinião do todo.

Nesse contexto, é aplicado o conceito de amostragem, que na estatística, significa o processo para selecionar uma amostra.

Tipos de amostragem

O Centro de Apoio à Pesquisa no Complexo de Saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAPCS–UERJ) disponibiliza informações sobre os tipos de amostragem usados na área científica. São apontadas cinco técnicas.

A primeira delas é a amostragem aleatória simples, que consiste na escolha de indivíduos por acaso. Para a realização desse processo pode ser utilizada uma tabela de números aleatórios ou programas de computador.

Outra técnica empregada por pesquisadores é a amostragem aleatória sistemática que, na prática, é uma variação do modelo anterior. É possível realizá-la quando o universo da pesquisa está naturalmente ordenado em fichas, lista telefônica ou outro material similar.

Já a amostragem estratificada é usada em pesquisas nas quais há o entendimento de que o universo pode ser dividido em grupos e que essa divisão interfere no resultado do estudo. Por isso, a amostra deve garantir a representatividade desses grupos.

A amostragem por conglomerados também é um processo que parte da existência de grupos dentro da população pesquisada. No entanto, esses grupos já contêm a variabilidade do universo, portanto, o levantamento pode ser realizado com apenas alguns desses conglomerados.

Há, ainda, a amostragem não probabilística em que a seleção é feita por um processo que não dá a mesma oportunidade de participação para todos os indivíduos. De acordo com o CAPCS–UERJ, é comum em estudos clínicos.

Pesquisas eleitorais

No caso de uma pesquisa eleitoral, como as realizadas por grandes institutos como Ibope e Datafolha, a amostra é selecionada a partir da combinação de duas técnicas de amostragem: estratificada – para garantir a representatividade dos eleitores brasileiros – e aleatória simples para a forma de coleta dos dados.

As pesquisas eleitorais devem obedecer às exigências da Lei das Eleições (Lei n.º 9.504/1997) e da Resolução n.º 23.600/2019 do TSE. Os estudos devem apresentar o nome do estatístico responsável, a metodologia, o período e o local de coleta, o total de participantes, a margem de erro, dentre outras informações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 08h05 - Fonte: ClimaTempo
19°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 28°

Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 26°C 18°C
Qua 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias