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Investimento em tecnologia de formulação amplia tempo de prateleira de insumos biológicos

A incessante busca das empresas de biológico pela qualidade e estabilidade nas formulações tem promovido grandes saltos tecnológicos, como no caso da Biotrop, que possui em seu portfólio produtos com 36 meses de validade, tornando-os cada vez mais acessíveis aos agricultores e pecuaristas

12/01/2022 às 09h16
Por: Redação
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Divulgação
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Aplicado em diversos setores como o alimentício, o farmacêutico e o de insumos agrícolas, o conceito de shelf life, que se refere ao tempo de prateleira de um produto, é muito importante para os setores, pois determina o período em que pode ser armazenado sem perder sua qualidade. No mercado de biológicos, este sempre foi um grande desafio e uma tarefa complexa, pois formulações compostas por microrganismos vivos possuem uma expectativa de vida e necessitam de condições ideais para sua sobrevivência por um longo período.

Com massivos investimentos em pesquisa e formulação, a Biotrop, empresa de soluções biológicas e naturais para a agricultura, deu mais um importante passo rompendo a barreira do tempo de prateleira de alguns itens de seu portfólio, que agora passam a oferecer shelf life de 36 meses, sem a necessidade de refrigeração. O segredo é a estabilidade da formulação dos produtos. “O prazo estendido favorece a grande adesão do uso dos biológicos, pois esta é uma variável que influencia no planejamento de compra dos insumos.”, diz o biólogo e doutor em genética e biologia molecular, Douglas Fabiano Gomes, gerente de inovação na Biotrop.

De acordo com Gomes, este resultado só foi possível graças aos estudos e pesquisas que a Biotrop desenvolveu nos últimos anos. A companhia, com base em tecnologia de ponta, domina o complexo processo com patente pendente “DOP” de indução da formação de endósporos bacterianos e máxima expressão metabólica, resultando em soluções com maior shelf life e elevada capacidade de sobrevivência dos microrganismos após sua aplicação no campo. “Este feito tem um grande impacto sobre o mercado, permitindo maior tempo de armazenamento, eficácia na utilização e redução de custos, principalmente, pois não há a necessidade de transporte e armazenagem refrigerada”, diz o especialista.

No geral, além de cuidados com o período de validade dos produtos, as empresas, os distribuidores e consumidores finais de bioinsumos precisam estar atentos às condições de transporte e armazenamento. A falta de conscientização em relação às boas práticas de manuseio e utilização dos biológicos pode prejudicar as condições para plena eficiência dos microrganismos. Há uma grande parcela dessas soluções que precisam ser armazenados e mantidas a baixas temperaturas, fator que encarece essas etapas, algo também estudado pela marca.

Sem a necessidade de armazenamento em baixas temperaturas, os biológicos tornam-se ainda mais acessíveis para pequenos produtores, ou de regiões mais distantes no Brasil. Já que o País é transcontinental e há regiões nas quais as temperaturas médias são mais altas, a tecnologia permite que o produto biológico chegue a todos os lugares com as mesmas características e qualidade preservadas.

Resultados e pesquisas

Entre os produtos que passaram a ter prazo de validade de 36 meses, a princípio estão os biodefensivos, que têm a função de garantir um período maior de controle de pragas, doenças e nematoides, complementando - ou até mesmo substituindo os produtos químicos. Segundo o biólogo, nem todas as bactérias aplicadas como produto biotecnológico na agricultura têm a capacidade de formação de cultura de resistência. “Não são todos os microrganismos que formam os endósporos, mas nós temos avançado muito nos estudos para ampliar outras formas resilientes nos demais produtos do nosso portfólio”, destaca.

Vale ressaltar que a empresa já disponibiliza diversas soluções com o shelf life de 24 meses, desempenho que já é um grande diferencial no mercado.

Para o especialista da Biotrop, os desafios não acabam aqui. Afinal, nem todos os problemas e demandas do agronegócio foram atendidas, e por isso a empresa permanece buscando inovação, com a expectativa de entregar aos clientes soluções para tornar o dia a dia do agricultor mais prático e mais eficiente. “O que temos feito? Focado no Foco do Cliente! Buscamos realmente o desenvolvimento de produtos com performances diferenciadas, resultados expressivos, com claro retorno do investimento do agricultor. Somado a isso, queremos sempre encontrar o que há de melhor na natureza, transformar isso em uma solução biológica efetiva, contribuindo diretamente com a sustentabilidade do agronegócio”, finaliza o doutor.

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