A portaria interministerial661/2021, publicada no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira, garantiu a reabertura do fluxo terrestre na divisa entre Brasil e Argentina, no município de Dionísio Cerqueira. Além disso, determinou os protocolos sanitários que devem ser seguidos pelos visitantes. A portaria passa a ter vigor a partir do próximo sábado, 11.
O presidente da Santur, Renê Meneses, comemora o fato diante de todo o esforço realizado pela equipe técnica do órgão de turismo catarinense. Em outubro e novembro, a agência realizou reuniões com a Anvisa e também elaborou ofícios para a Casa Civil, em Brasília, para manifestar o desejo de reabertura das fronteiras.
- É uma vitória do turismo catarinense e brasileiro. Santa Catarina é a porta de entrada para os argentinos, principalmente durante a temporada de verão. A nossa economia tem muito a ganhar com essa decisão. Foi um esforço muito grande da Santur e do Governo do Estado para conseguirmos isso, então agora é seguir com todos os cuidados para que a nossa temporada seja segura - destacou o presidente da Santur.
Para entrar no Brasil, os turistas argentinos serão obrigados a apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19 ou um exame negativo de antígeno, realizado em até 24h anteriores à entrada do país, ou um exame laboratorial de RT-PCR, realizado com até 72h de antecedência.