O desafio de ensinar habilidades socioemocionais é vivenciado diariamente por pais e professores do ensino infantil. O conceito de Disciplina Positiva conta com ferramentas que ajudam a ensinar as crianças de forma respeitosa como lidar com emoções e comportamentos. A mentora emocional Jade Rubio está ajudando a aplicar esses conceitos na Maple Bear Floripa Ilha, com objetivo de ajudar a solucionar questões ligadas ao comportamento emocional dos alunos de maneira firme, gentil e sempre respeitosa.
O trabalho, feito em conjunto com professores, busca o acolhimento de cada criança, para que haja alegria e disposição para aprender e brincar durante o turno escolar. As ferramentas da Disciplina Positiva reforçam esse compromisso e estabelecem conexões antes de correções, impactando diretamente no desenvolvimento de competências, comportamentos, emoções e sentimentos.
Depois de observar a rotina dentro da sala de aula, a mentora começa uma interação para que os desafios enfrentados na sala de aula sejam resolvidos da melhor forma possível. Um dos exemplos disso são as técnicas para a resolução de conflitos.
"Podemos pensar no comportamento da criança como um iceberg. O que a gente vê é o ato, mas por baixo da superfície há uma busca para alimentar o senso de pertencimento, ou seja, quando a criança se sente amada, feliz, segura e com saúde. Por isso é comum que o comportamento disfuncional seja uma busca por atenção, que é quando o senso de pertencimento não está 100% nutrido", contextualiza a mentora emocional Jade Rubio.
O comportamento disfuncional pode ser de maior ou menor grau de intensidade. Quanto mais alegre a criança se sentir, mais integrada e amada, menor é a chance de ela se comportar mal. Ao todo, são mais de 50 ferramentas da disciplina positiva, que servem para a educação infantil, mas também para adultos saberem como lidar com as crianças.
"Toda emoção é permitida ser sentida, mas nem todo comportamento é. Por isso, os pais e professores têm que ser firmes e gentis. Além disso, é muito importante que haja a conexão antes da correção. A criança fica muito mais apta a colaborar quando sente que o adulto entende ela", finaliza Jade.
Conheça as percepções e habilidades significativas para desenvolver competências socioemocionais:
Percepções
Eu sou capaz;
Eu contribuo de maneira significativa e sou genuinamente necessário;
Eu uso meu poder pessoal para fazer escolhas que influenciam positivamente o que acontece comigo e com a minha comunidade.
Habilidades
- Eu tenho autocontrole;
- Eu posso trabalhar com os outros de forma respeitosa;
- Eu entendo como meu comportamento afeta os outros;
- Eu posso desenvolver sabedoria e habilidades de julgamento por meio da prática diária.
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