Sexta, 29 de Março de 2024
26°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Brasil Amazônia

Garimpo ilegal na Amazônia

Centenas de balsas de garimpo atracaram no rio Madeira no Amazonas. Autoridades dizem que fiscalização da atuação ilegal de garimpeiros está "em processo de planejamento". "A Amazônia virou um vale-tudo", diz Greenpeace.

28/11/2021 às 11h32
Por: Redação Fonte: https://www.dw.com/pt-br/garimpo-ilegal-na-amaz%C3%B4nia/video-59951503
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Centenas de balsas de dragagem atracaram neste trecho do rio Madeira, após boatos de que teria sido encontrado ouro na região. As embarcações estão próximas à cidade de Autazes,

que fica a cerca de 100 km de Manaus.

Segundo o Greenpeace, os garimpeiros exploram ouro de maneira ilegal, e as autoridades responsáveis ainda não tomaram providências. O garimpo ilegal pode causar grandes danos ambientais à região, porque os garimpeiros usam mercúrio para a extração do ouro, que contamina as águas do rio.

"O que a gente acabou de ver no município de Autazes é um verdadeiro vale-tudo. Tem mais de 300 balsas ali juntas num trecho de rio explorando ouro de qualquer forma", afirma Danicley de Aguiar, porta-voz da Campanha Amazônia do Greenpeace. "A impressão que dá para todo mundo que olha de longe é que a Amazônia virou um vale-tudo: cada um faz o que quiser, na hora que quiser, não existe mais uma discussão em que o Estado e a lei imperem."

Os garimpeiros vieram do sul do Amazonas, onde o garimpo atua de forma massiva há muitos anos e conta com o apoio de empresários e políticos que fomentam essa atividade ilegal, afirmou o Greenpeace. De acordo com especialistas, as balsas de dragagem no rio Madeira devem ser vistoriadas e suspensas pelos órgãos responsáveis, caso não tenham a licença devida.

O Ibama e a Polícia Federal pretendem enviar nos próximos dias servidores ao local

para fiscalizar a atuação ilegal de garimpeiros no leito do rio Madeira. O instituto ambiental afirmou que a operação está em "processo de planejamento".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 11h05 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 28°

Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 26°C 18°C
Qua 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias