Segunda, 29 de Novembro de 2021
19°

Poucas nuvens

Nova Cantu - PR

Agro Notícia Saúde Animal

Suplementação pode ajudar na saúde, na reprodução e no desempenho equino em competições

A alimentação equilibrada e uma rotina de exercícios físicos podem garantir que os animais tenham uma qualidade de vida mais prazerosa e saudável, porém, por mais que seja feita uma dieta rica em vitaminas e minerais, nem sempre os cavalos conseguem obter os nutrientes necessários

25/11/2021 às 18h34
Por: Redação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Os cavalos são conhecidos por serem animais cuja estrutura muscular bem definida em conjunto com a crina bem cuidada exalam saúde e disposição. Porém, em alguns casos, a aparência pode enganar, e o animal pode estar enfrentando um problema de saúde por conta da falta de nutrientes ou de uma alimentação desregulada. “É importante sempre consultar um profissional qualificado para verificar, desde pequeno, o estado de saúde do cavalo, quais são suas características e as suas necessidades, de modo a evitar qualquer problema futuro e durante a fase de crescimento”, explica a médica veterinária da BotupharmaFernanda Cioffetti.

Assim como os seres humanos, a alimentação equilibrada e uma rotina de exercícios físicos podem garantir que os animais tenham uma qualidade de vida mais prazerosa e saudável. Porém, por mais que seja feita uma dieta rica em vitaminas e minerais, nem sempre os cavalos conseguem obter os nutrientes necessários. Nesses casos, a suplementação pode ajuda-los em diferentes etapas, seja no crescimento, em práticas esportivas ou até mesmo na prevenção de doenças. “Atualmente é possível encontrar suplementos para diferentes finalidades, então o mais importante é seguir as recomendações de um médico veterinário”, afirma Fernanda.

Durante o período de crescimento dos cavalos, eles acabam absorvendo melhor os nutrientes, então, se durante esse período eles ingerirem os suplementos, eles acabam crescendo mais fortes e saudáveis. “Até os 18 meses os equinos chegam até 90% de sua altura máxima, então a suplementação nessa fase é importante para que o animal consiga ter um bom desenvolvimento ósseo e muscular”, diz a médica veterinária. Vitaminas, aminoácidos e minerais são importantes para potros em processo de desenvolvimento.

A suplementação proteica também é importante antes do cavalo chegar na fase adulta. Já para os animais de competição e atletas, é importante que eles consumam rações com alta energia, pois assim eles conseguem aumentar o rendimento nas provas e também diminui os riscos de sofrerem algum problema muscular. “As vitaminas do complexo B são excelentes aliadas no caso de cavalos atletas, já que contribuem para um melhor rendimento e também ajudam na recuperação desses animais, que possuem uma rotina intensa de treinamentos”, ressalta Fernanda.

No caso dos cavalos em período de gestação, os suplementos mais indicados são aqueles que levam em sua composição vitaminas especificas e ácido fólico. Muitos nem imaginam, mas os suplementos são capazes até de melhorar o sistema reprodutivo, proporcionando mais disposição na hora do acasalamento, maiores chances de reprodução e melhores índices de fertilidade. Além de reforçar o sistema imunológico do animal e evitar que ele fique doente, o suplemento também é responsável por deixar aquele brilho nos pelos que chama a atenção de qualquer pessoa que olha, além da postura e da aparência saudável.

“O mais importante é sempre consultar a opinião de um especialista para saber qual é o suplemento mais indicado, e comprar sempre produtos produzidos por empresas com anos de atuação no mercado e que utilizam ingredientes selecionados”, finaliza Fernanda. Para quem quer conhecer algumas opções de suplementos para cavalos, a Botupharma possui uma linha completa e diversificada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias