O projetoFeira da Serra - Feira de Arte e Cultura Regional, projeto de autoria da artesã Sandra Reniê e contemplado no Edital Emergencial da Lei Aldir Blanc, divulgou a lista de contemplados para compor a primeira edição do projeto. O evento conta com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e da Prefeitura de Lavandeira.
Nesta edição, foram contempladas 20 pessoas e o projeto segue com inscrições abertas. A meta é que sejam atendidos, em 2022, um total de 50 artesãos e artistas, tanto na feira quanto com a realização de eventos. A feira está prevista para ocorrer na segunda quinzena de dezembro, no município de Lavandeira, a 528 Km de Palmas, na região das Serras Gerais.
Além do artesanato, a Feira abre espaço para apresentações dos artistas locais e a comercialização de produtos rurais tradicionais, tal como doce de baru, bolo de arroz, geleia de buriti e a gastronomia regional. Os contemplados também terão apoio quanto a divulgação e apresentação de produtos, além de cursos de gestão financeira, uso sustentável de materiais, técnicas de venda e atendimento ao cliente, dentre outros cursos e palestras de capacitação.
De acordo com idealizador do projeto, o evento tem como objetivo criar um espaço para difusão e visibilidade dos artesãos, artistas e produtores rurais que atuam com a gastronomia tradicional na região das Serras Gerais. “O espaço cedido pelo município vem ganhando uma nova roupagem por meio da arte, a ideia é que o espaço se torne um cartão postal da cultura existente na região das Serras Gerais”, explicou a artesã Sandra Reniê, ressaltando que nessa primeira edição, o projeto buscou gerar oportunidade para as comunidades dos municípios de Lavandeira, Combinado e Autora do Tocantins.
Os contemplados deverão comparecer na Casa de Cultura Arte da Serra para obter as orientações necessárias, assim como o regimento da Feira da Serra. O prazo para comparecimento estende-se até o dia 24 de novembro.
“O evento é de grande importância para divulgar e valorizar a arte e cultura dos artistas talentosos da região das Serras Gerais, além de contribuir para a geração de renda”, considerou o presidente interino da Adetuc, Jairo Mariano.
A lista completa também pode ser consultada no Instagram do Projeto @casadeculturaartedaserra.
Contemplados
Conceição de Souza Lavandeira Gastronomia; Marisa Silva Amorim Lavandeira Gastronomia; Gilson Alexandre Rosa Contra Lavandeira; Dilce Maria Pereira da Costa Lavandeira Artesanato; Sandra Reniê Mendes Feitosa Lavandeira Artesanato; Aluisio Freitas Lavandeira Artesanato; Gildete Guedes Morais Lavandeira Artesanato; Carlos Welton Alves de Oliveira da Cruz; Combinado Artesanato; Danielle Francisca da Silva Taguatinga; Nilton Ferreira dos Santos Combinado Artesanato; Daize Pereira da Cunha Lavandeira Artesanato; Lana Pricila; Conceição de Souza Lavandeira; Fabiola Oszika de Matos Aureliano Novo Alegre; Renan Jonathan Oliveira do Nascimento Aurora; Rosely Martins dos Santos Lavandeira; Rosilene Pereira de Souza; Dayse de Cassia Gomes Souto Lavandeira; Ana Lucia Gonçalves da Cruz Oliveira; Valdecy Alves de Oliveira; Edilene Pereira da Silva Aurora Artesanato.