Conhecido por ser um dos destinos preferidos dos tocantinenses durante a temporada de verão, o município de Pedro Afonso, localizado a 206 km de Palmas, recebe durante esta semana, a equipe técnica da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), que realiza o levantamento da oferta turística e outras informações, como infraestrutura, serviços básicos e turísticos, além das características culturais da cidade, uma das mais antigas do Tocantins.
O Inventário da Oferta Turística consiste no levantamento, na identificação e no registro dos atrativos turísticos e culturais, dos serviços, dos equipamentos e da infraestrutura de apoio ao turismo, como instrumento que é base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável.
Durante o processo, os técnicos da Adetuc também realizam a inventariação cultural e a orientação aos técnicos do Museu Histórico de Pedro Afonso Frei Rafael de Taggia. Responsável pela curadoria do museu, o historiador Fabricio Rocha destaca que o trabalho feito pela Adetuc no mapeamento do nosso patrimônio histórico e cultural irá contribuir para a divulgação do acervo cultural do município, que possui estrutura de museu, teatro, além de espaços destinados à cultura. "Principalmente divulgando nossas potencialidades, fazendo um retrato fidedigno da nossa região e por poderem investir na nossa cidade. Todos ganham com esse processo de inventariação”, completou.
Margeada pelos Rios Tocantins e Sono, o município possui diversos riachos e cachoeiras, uma vegetação típica do Cerrado e o clima propício para quem busca experiências ligadas ao ecoturismo.
Para a secretária de Meio Ambiente, Comércio, Indústria, Serviço e Turismo, Jucielly Coelho, a cidade de Pedro Afonso tem uma forte representação no turismo tocantinense, que ocorre de forma sazonal durante a temporada de verão que precisa ser ampliada. "Receber a equipe do turismo, com as orientações para essa inventariação turística, irá ampliar a nossa atuação frente ao turismo dentro do município e permitir uma união entre a gestão pública e os empresários para promover ações que visam fortalecer essa atividade e gerar mais emprego e renda dentro da nossa cidade”, ressaltou.
Todas as informações coletadas durante o processo de inventariação turística e cultural de Pedro Afonso serão inseridas na Plataforma Integrada do Turismo (PIT), ferramenta que permite uma interatividade com turistas de todo o mundo, além de ser uma importante dispositivo para a gestão e a promoção do turismo nos municípios e Estado.
Para o presidente interino da Adetuc, Jairo Mariano, a cidade de Pedro Afonso já possui um calendário consolidado de eventos que atraem milhares de pessoas todos os anos. “Há meses em que a cidade vê a população dobrar de número de habitantes, devido à movimentação turística. É um município com inúmeros atrativos turísticos, história e representatividade cultural muito relevantes ao Tocantins. Desta forma, o ordenamento irá garantir uma escalada do turismo na cidade e na região, com a construção de políticas públicas eficientes, que têm sido o foco do Governo do Tocantins”, pontuou Jairo Mariano, ao frisar o compromisso do governador em exercício, Wanderlei Barbosa, nas ações de retomada e fortalecimento do turismo.