Com o objetivo de promover as ações em prol do desenvolvimento do turismo nas Serras Gerais, o presidente interino da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, recebeu na manhã desta terça-feira, 9, secretários de turismo e vereadores de seis cidades de duas das regiões turísticas que mais crescem em todo o Estado, nas Serras Gerais e no Jalapão.
O encontro, que pautou a governança das atividades turísticas, além das políticas de capacitação, fiscais e de meio ambiente, contou com a presença de líderes das cidades de Almas, Novo Jardim, Dianópolis, Rio da Conceição, Porto Alegre e Ponte Alta do Tocantins. Durante a reunião, os secretários também frisaram a importância do turismo para a geração de emprego e o incentivo dos gestores estaduais e municipais aos empreendedores do trade turístico.
Para a secretária de turismo de Almas, Raquel Pereira de Macedo, durante os últimos anos, as políticas de turismo não chegaram aos municípios, o que impediu um crescimento ordenado da atividade na região. "Nós nos organizamos em um movimento e o que queremos aqui hoje é trazer esse afago para a Adetuc e dizer que estamos juntos e empenhados no desenvolvimento do turismo na região das Serras Gerais”, frisou, ao parabenizar a abertura do Governo do Tocantins em ouvir as demandas da região.
Já o secretário de Meio Ambiente, Turismo e Cultura de Dianópolis, Magno Moura, ressaltou que o movimento em prol do turismo das Serras Gerais tem sido unificado com a participação de todos os municípios da região. "Estamos imbuídos, enquanto gestores públicos, nas ações para o desenvolvimento do turismo na região. Cada um aqui compreende que a integração das políticas entre os municípios irá transformar o sonho das Serras Gerais em um polo de turismo e referência em todo o país em realidade”, destacou, ao mencionar o cuidado com o meio ambiente, que tem sido abordado pelos gestores no trade turístico.
Ao ouvir as demandas dos secretários, que compõem o movimento em prol do desenvolvimento turísticos das Serras Gerais, o presidente interino da Adetuc, Jairo Mariano, reforçou o apoio do Governo do Tocantins e ressaltou a necessidade da criação de uma agenda estratégica de ações. “Estamos concentrando nossos esforços para ampliar o orçamento do Turismo e assim implantarmos políticas públicas que cheguem à ponta e impulsionem o desenvolvimento do turismo na região. Já estamos trabalhando no processo de sinalização turística e buscando esse diálogo com os municípios, por meio doAvança Turismo, para pensarmos as estratégias corretas que permitam tornar Serras Gerais um destino estruturado e mais competitivo no cenário nacional”, destacou, ao mencionar a determinação do governador interino Wanderlei Barbosa para que ações integradas entre as secretarias atendam as regiões turísticas e os 139 municípios tocantinenses.
Presença
Joel Oliveira - vereador de Rio da Conceição;
Conrado Dias - vereador de Novo Jardim;
Marcelo Silva - vereador de Dianópolis;
Bilsan França - vereador de Dianópolis;
Romário Cardoso - secretário de Turismo de Rio da Conceição;
Raquel Macedo - secretária de Turismo de Almas;
Magno Carvalho - secretário de Meio Ambiente e Turismo de Dianópolis;
Joseane Pimenta - vereadora de Almas;
Karla França - vereadora de Almas;
Roger Vasconcelos - vereador de Almas;
Dionner Rodrigues - secretário de Meio Ambiente, Cultura e Turismo de Porto Alegre;
João Fernandes -secretário de Turismo Ponte Alta do Tocantins;
Regiane França - secretária de Meio Ambiente de Novo Jardim.