Integrar as regiões das Serras Gerais, Jalapão e Chapada dos Veadeiros é uma das apostas dos estados do Tocantins e Goiás, que visam fortalecer o turismo e atrair viajantes para descobrir uma das regiões mais exóticas e belas do Brasil, através da criação da Rota 010.
Nesta segunda-feira, 26, técnicos da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) participaram de reunião com o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, do prefeito de Paranã, Fábio da Farmácia, da deputada estadual Claudia Lelis, de empresários do trade turístico e demais autoridades municipais para debater o início dos estudos para implantação do novo roteiro.
Durante o encontro que destacou o potencial turístico das regiões e as possíveis rotas e destinos a serem experimentados pelos turistas, a superintendente do desenvolvimento do turismo, Maria Antônia Valadares, mencionou a determinação do presidente Jairo Mariano para elaboração de ações que visam solidificar o turismo na região das Serras Gerais. “A criação desta rota é excelente, pois soma a atratividade dos destinos já consolidados, como Jalapão e Chapada dos Veadeiros, com um destino novo que são as Serras Gerais. A integração atrairá novos turistas e aumentará a estadia dos viajantes, diversificando a sua experiência”, frisou.
A superintendente também anunciou a realização do processo de inventariação turística do município de Paranã. “É uma demanda do presidente Jairo Mariano, que dará o pontapé inicial nas ações de melhoria do turismo nas cidades que serão contempladas pela Rota 010”, completou.
O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, disse que a parceria entre os dois estados pode levar oportunidades de negócios e desenvolvimento econômico para a região da Chapada dos Veadeiros. “Nossa ideia é criar um dos melhores roteiros de turismo de natureza do país”, afirmou.
Com propostas de elaborar ações e projetos em parceria que permitam o desenvolvimento da infraestrutura turísticas nas duas regiões, um termo de cooperação técnica será assinado pelos governadores do Tocantins e de Goiás, constituindo a integração entre as Serras Gerais (TO) e a Chapada dos Veadeiros (GO). A data para assinatura do documento ainda será divulgada.