Conhecido por múltiplas possibilidades de viagens e roteiros turísticos que chamam a atenção pelas particularidades geográficas e culturais, o Estado do Tocantins está prestes a se tornar uma Rota Nacional do Turismo de Aventura. Aprovado pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei n° 5141/19, do Senado Federal, aponta o Estado como um dos destinos com uma variedade de atrativos turísticos, que vão desde o turismo ecológico, turismo de aventura, turismo rural e o turismo de sol e praia até o turismo gastronômico, incluindo, ainda, o turismo religioso, o turismo cultural e o turismo de experiência.
A proposta de inclusão do estado mais novo da federação como rota nacional do turismo, que teve como relator o deputado federal doutor Luiz Antonio Teixeira Júnior, tem como objetivo desenvolver o potencial turístico regional e local; fomentar o empreendedorismo e a inovação das atividades turísticas; fortalecer os setores ligados ao turismo; além de promover o crescimento econômico local sustentável e inclusivo e valorizar os atrativos naturais e culturais.
Ao expedir parecer favorável, Luiz Antonio Teixeira Júnior frisou que o Tocantins surge como destino importante para o turismo de experiência, aquele em que se estimula a vivência e o envolvimento com as comunidades locais, que aproxima o visitante da realidade e valoriza a troca de experiências. “Nesse sentido, o conhecimento do patrimônio histórico, das festas populares e das tradições religiosas é como uma viagem à essência da cultura tocantinense. Da mesma forma, o artesanato diz muito da criatividade das comunidades locais”, frisou, ao mencionar a experiência de descobrir os roteiros tocantinenses.
O relator também destacou os principais atrativos do estado, como o Parque Estadual do Jalapão, a Ilha do Bananal, além das setes regiões turísticas, entre elas Cantão e Serras Gerais.
Para o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Soares Mariano, a aprovação da proposta, que ainda será analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, irá fortalecer o turismo tocantinense. “Trará mais visibilidade e investimentos ao Tocantins. Com a aprovação deste projeto, só temos a ganhar nesta retomada do turismo, ao passo em que a demanda pelos destinos que o Tocantins oferece tem crescido em meio ao novo perfil dos que buscam viajar pelo Brasil”, ressaltou Jairo Mariano, ao parabenizar os parlamentares envolvidos na aprovação da proposta.