Um dos municípios mais antigos e representativos da história tocantinense, a cidade de Natividade, marcada pela arquitetura colonial, festas religiosas, folclore e gastronomia, recebeu nesta sexta-feira, 22, a equipe da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).
Visita dá início ao processo de inventariação turística, que visa realizar um levantamento ao identificar e registrar os atrativos, serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo. O objetivo é de criar um instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade em todas as regiões turísticas tocantinenses.
Localizada a 200 km de Palmas, a cidade, que foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1987, guarda roteiros únicos que misturam tradições, misticismo, paisagens naturais, história e religiosidade.
Entre os pontos que serão visitados durante a inventariação estão Ruínas do Arraial São Luiz, Ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Praia das Morenas, Cachoeira e piscina natural do Moinho, Praia do Ipê, além do Conjunto Arquitetônico do Centro Histórico de Natividade, hotéis, pousadas e restaurantes.
Ao receber a equipe de inventário, formada por nove técnicos da Adetuc, o prefeito de Natividade, Thiago Jayme Rodrigues de Cerqueira, parabenizou o Governo do Tocantins pelas ações de incentivo e promoção do turismo. “Essa inventariação é muito importante para Natividade, pois irá impulsionar a promoção e organização do trade turístico, trazendo desenvolvimento na área cultural que é muito forte em nosso município, além de catalogar os novos atrativos e movimentar o comércio local”, frisou o gestor.
Já o secretário de finanças, Rodrigo Nunes, destacou a parceria com o Governo do Estado e a valorização dos municípios, por meio das ações da Adetuc. “Temos visto os municípios desenvolvendo o turismo e a cultura após a intervenção do Governo, através da Adetuc. Isso mostra que é uma parceria que tem funcionado e em Natividade só irá fortalecer ainda mais nossa cidade como roteiro turístico de relevância para o Tocantins”, completou.
As ações, que seguem até o dia 28 de outubro, contam com o apoio da gestão municipal, do Conselho Empresarial de Turismo (Cetur), ligado à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O Inventário da Oferta Turística será levado aos municípios que fazem parte do Mapa do Turismo do Tocantins, dentro das sete regiões turísticas, sendo elas: Bico do Papagaio, Encantos do Jalapão, Ilha do Bananal, Lagos e Praias do Cantão, Serras Gerais, Serras e Lago e Vale dos Grandes Rios.
Os dados coletados pelas equipes da Adetuc durante o processo serão disponibilizados por meio da Plataforma Integrada do Turismo (PIT).
O presidente da Adetuc, Jairo Mariano, ressaltou que durante a inventariação o Governo do Tocantins também oferece capacitação aos servidores municipais ligados ao turismo. “Queremos que as ações que estão sendo realizadas tenham continuidade e por isso buscamos capacitar e orientar, tanto os servidores como os membros do trade que atuam nas regiões. Esta é uma ação que tem sido priorizada pela Adetuc, pois é fundamental para que o turismo seja ordenado e assim gere empregos e renda para impulsionar o desenvolvimento do Tocantins”, declarou.