Terça, 23 de Abril de 2024
28°

Chuvas esparsas

Nova Cantu, PR

Turismo Tocantins

Adetuc recebe exemplares de livro de poemas inéditos do dramaturgo Ronaldo Araújo

Livro Punhal de Versos traz poemas inéditos do autor, ator, dramaturgo e diretor cênico, Ronaldo Araújo, falecido em 2014

19/10/2021 às 12h45
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Presidente da Adetuc, Jairo Mariano, e o presidente da Cia Cenaberta de Teatro, kaka Nogueira, durante a entrega de exemplares do livro Punhal de Versos - Foto: Turismo/Governo do Tocantins
Presidente da Adetuc, Jairo Mariano, e o presidente da Cia Cenaberta de Teatro, kaka Nogueira, durante a entrega de exemplares do livro Punhal de Versos - Foto: Turismo/Governo do Tocantins

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, recebeu na manhã desta terça-feira, 19, a visita do presidente da Cia Cenabertade Teatro, kaka Nogueira. A visita teve como objetivo a entrega de exemplares do livroPunhal de Versoscom poemas inéditos do autor, ator, dramaturgo e diretor cênico, Ronaldo Araújo, falecido em 2014.

A obra foi contemplada pela Lei Aldir Blanc Tocantins. Algumas dessas produções foram publicadas postumamente pela viúva do artista, Dilma Araújo, no livroPunhal de Versos, que acaba de ser finalizado em parceria com a Cia Cenaberta de Teatro.

Esta edição conta com uma tiragem de 1 mil cópias, sendo que 200 serão doadas para escolas das redes públicas de ensino, 50 doadas para o Governo do Tocantins e as demais comercializadas ou doadas pela família.

De acordo com Dilma Araújo, que detém e liberou os direitos da publicação,Punhal de Versoscontém 100 poemas de autoria exclusiva de Ronaldo Araújo. “A obra de Araújo enriquece o acervo artístico-literário do Estado do Tocantins, além de proporcionar à família a valorização da memória de seu ente querido, um artista de muito talento, que serviu o Estado do Tocantins, principalmente, no município deMiracema-TO, ondeproduziu e dirigiu a Paixão de Cristo por mais de 10 anos, quando à época, era o maior evento de Teatro de rua do Estado”, lembrou Dilma Araújo.

Oprojetoé realizadoem parceriacom a Cia Cenabertade Teatro,que por muitosanos desenvolveu espetáculosteatrais com textos deRonaldo Araújo. De acordocom opresidente da Cia, KakáNogueira, lamentavelmente, muitos sonhos em comum foram interrompidos pela morte precoce de Ronaldo de Araújo, quetrabalhou pormuitos anos com a Cia Cenabertatantonadramaturgia como também no elenco. “Essa contém a alma do poeta, um homem de amplo conhecimento das artes, da filosofia, da vida, como um todo. Essa obra resgata uma memória de profunda riqueza cultural e artística. Poder distribuir centenas de unidades de livros do escritor Ronaldo de Araújo é oportunizar aos jovens acesso a um material literário de altíssima qualidade e poder contribuir com o desenvolvimento intelectual-artístico-literário desses jovens”, afirmou Kaká Nogueira.

Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, o trabalho deixado pelo ator e diretor teatral, Ronaldo Araújo, enriquece a cultura do Estado, oportunizando o acesso de leitura dos jovens das escolas da rede pública de ensino. “A obra deixada por Ronaldo Araújo representa um grande legado para arte e cultura do tocantinense”, destacou o presidente.

Ronaldo Araújo

Ator e diretor teatral Ronaldo Araújo era natural de Fortaleza - Ceará, nasceu em 12 de abril de 1957. Filho de Raimundo Nonato de Araújo e Francisca Faustino de Araújo, o 2º filho num lar de 5 irmãos, leitor assíduo da literatura clássica, se enveredou pelos caminhos das artes ainda muito jovem. Formado no curso de preparação de atores de Mauri de Castro/2002. Era acadêmico do 5º Período do Curso de Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e acadêmico do 6º Período do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Atuou em mais de quinze espetáculos teatrais e em dois filmes.

Ronaldo Araújo também é dramaturgo, tendo escrito onze peças de teatros já tendo montado duas delas, o monólogo “Ritual das Coisas Encalhadas” apresentado no Passeio Público em Fortaleza e a peça “Isso me Irrita” encenada no Festival Internacional de Curitiba em 2013.

Foi fundador e diretor do Grupo Gente de Teatro com grande atuação no Tocantins e outras regiões do Brasil nas décadas de 80 e 90.

Formado em magistério, foi professor da rede pública de ensino durante dezoito anos, tendo trabalho nos estados do Ceará, Piauí e Tocantins.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 14h21 - Fonte: ClimaTempo
28°
Chuvas esparsas

Mín. 17° Máx. 28°

Qua 28°C 17°C
Qui 28°C 18°C
Sex 29°C 18°C
Sáb 30°C 18°C
Dom 30°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias