Vila Velha/ES - A Polícia Federal, no âmbito das ações do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta - PNECV ("Em Frente, Brasil"), deflagrou nesta sexta-feira (13/12) a Operação RASTREAMENTO, com o objetivo de combater o tráfico interestadual de drogas. O suspeito utilizava o serviço postal em Cariacica/ES para enviar o ilícito.
Participam da deflagração quatro policiais federais, que deram cumprimento a um mandado de prisão e um mandado de busca e apreensão em desfavor de investigado.
ENTENDA O CASO
As investigações começaram no dia 11 de outubro de 2019, quando foi apreendida uma encomenda postada pelo investigado em agência dos Correios, situada no bairro Itacibá, município de Cariacica/ES, contendo maconha em seu interior.
O investigado usou nome falso para postar a encomenda, mas, a partir da análise de vários dados e realização de exames periciais, foi possível rastrear e identificar sua verdadeira identidade.
O uso do serviço postal para envio de drogas se tornou uma estratégia adotada por traficantes, mas os Correios e a Polícia Federal voltaram sua atenção a esse modus operandi, sendo a segunda operação dessa natureza deflagrada nos últimos meses.
DO NOME DA OPERAÇÃO
A entrega de encomendas pelo serviço postal ou por outras transportadoras permite ao traficante e ao comprador rastrearem a encomenda até o destino.
CRIMES INVESTIGADOS
Os autores responderão pela prática do crime previsto no artigo 33 c/c 40, V da Lei 11.343/2006, com penas que variam de 5 a 15 anos de reclusão, com aumento de um sexto a dois terços por se tratar de tráfico interestadual.