Terça, 19 de Março de 2024
20°

Tempo nublado

Nova Cantu, PR

Turismo Paraná

Paraná alinha estratégias para ampliar segurança aos turistas na área de fronteira

Encontro reuniu entidades, autoridades do Governo do Estado e municipais, além de entidades e empresários do ramo do turismo, para discutir o tema....

15/10/2021 às 10h51
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
© José Fernando Ogura/AEN
© José Fernando Ogura/AEN

A Paraná Turismo promoveu nesta quinta-feira (14), em Foz do Iguaçu, no Oeste, uma reunião com entidades do setor com objetivo de discutir estratégias para melhorar a segurança dos turistas na região da fronteira. A reunião contou com o apoio da secretaria estadual da Segurança Pública.

A Paraná Turismo é vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). A ideia é elaborar uma proposta concreta para acolher e proteger os visitantes e mostrar que o Paraná é seguro para receber turistas, especialmente aqueles vindos do Exterior.  "O Governo do Estado está muito preocupado com a retomada do turismo, e a segurança dos viajantes é importante para que tenham tranquilidade e conforto”, disse o diretor-presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl. 

O secretário da Segurança Pública,  Rômulo Marinho Soares, disse que todas as demandas da reunião foram ouvidas e serão discutidas com as equipes da área. "Queremos que as pessoas venham a Foz ver as belezas naturais que a região oferta e o Governo do Estado vai trabalhar para oferecer essa segurança", afirmou.

De acordo com o secretário, a expectativa é que nos próximos meses uma estratégia seja implantada na região, com mais efetivo e equipamentos para garantir o lazer dos turistas. Somente no feriado da Independência, Foz do Iguaçu recebeu mais de 20 mil visitantes.

Apenas as Cataratas do Iguaçu, atrativo eleito como uma das Sete Maravilhas do Mundo, atingiram a marca de 19.273 pessoas, com turistas de todas as regiões do País e de 30 diferentes nacionalidades. O complexo da Usina de Itaipu recebeu 7.801 pessoas, superando em 73,3% a previsão inicial, de 4,5 mil visitantes.

OPINIÕES– Durante a reunião, vários representantes dos setores privado e público se manifestaram sobre as medidas discutidas em Foz. "A sensação de segurança é importante para a manutenção do turismo que vem aumentando na região", afirmou o presidente do Conselho Municipal do Turismo de Foz do Iguaçu (Comtur), Iuri Benitez.

O presidente do Codefoz/Visit Iguaçu, Felipe Gozales, agradeceu a atenção das autoridades no alinhamento da segurança no município. "Esta é uma grande oportunidade e uma discussão importante, porque o turismo é a maior economia da cidade", afirmou.

Segundo o prefeito em exercício Francisco Sampaio, ninguém visita destinos turísticos sem saber se terá segurança. "É um momento de retomada e precisamos oferecer a sensação de segurança aos nossos turistas", disse.

PRESENÇAS -Também participaram do encontro o chefe do Ministério Público Federal, João Fabio Galeano; da Inteligência da Polícia Rodoviária Federal, Davi Paes; o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, Adelar Davies; o secretário municipal de Turismo, Newton Paulo Angeli; secretário municipal de Segurança Pública de Foz do Iguaçu, Reginaldo Silva; o presidente do Sindhotéis, Neuso Rafain; o gestor da empresa Princesa dos Campos, Gilson Barreto; o representante do Macuco Safari, Lucas de Almeida; o sócio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná, Camilo Rorato; o chefe de gabinete da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Paulo Custódio; e a assessora regional de Foz do Iguaçu pela Paraná Turismo, Valéria  Mariotti.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 00h10 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 30°

Qua 32°C 19°C
Qui 32°C 17°C
Sex 23°C 16°C
Sáb 24°C 16°C
Dom 24°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias