Está comprovado que o amor entre pessoas e animais de estimação é capaz de trazer benefícios à saúde. Isso tem levado, inclusive, redes hospitalares a difundir projetos de voluntariado que utilizam cães como facilitadores no processo terapêutico. E, dentro de casa, o isolamento fez os animais de estimação exercerem um papel ainda mais importante. Um incrível laço que é celebrado no dia 4 de outubro, com o Dia Mundial dos Animais.
Como sinal de agradecimento aos bichinhos, o Hospital Universitário Cajuru e o Hospital Marcelino Champagnat, de Curitiba, escolheram celebrar a data com uma benção dos animais aberta ao público. A ação receberá tutores e seus pets no estacionamento dos hospitais, em sistema de drive-thru, durante a tarde da próxima segunda-feira (4), entre 15h e 18h. Os animais que fazem parte de iniciativas como o Amigo Bicho também vão participar. O projeto, que deve retornar nos próximos meses aos hospitais, conta com cães voluntários que visitam as áreas de internamento para ajudar na recuperação de pacientes.
A ação, que é realizada pela Pastoral dos Hospitais Universitário Cajuru e Marcelino Champagnat, quer reconhecer a importância desses “amigos” que ajudam a transformar vidas. “Será uma forma de retribuir o amor recebido por eles. Além dos cães voluntários do projeto Amigo Bicho, a celebração está aberta aos animais de estimação dos colaboradores dos hospitais e da comunidade externa. A cerimônia também integra a programação de atividades do Dia de São Francisco de Assis, protetor dos animais, comemorado em 4 de outubro”, explica a coordenadora da Pastoral dos hospitais, Nilza Brenny.