O Grupo Tukan estreia nesta sexta-feira, 1º, a apresentação do musicalDesafinados – Uma Viagem à Bossa Nova, em seu canal do Youtube. As sessões também ocorrerão no sábado, 2, e domingo, 3, de outubro, às 19h30. O evento conta com apoio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), por meio da Lei Aldir Blanc Tocantins.
O musical oferece clássicos da bossa nova, resgatando a obra de nomes como João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Com música e teatro, a proposta é ir além do show no estiloum barzinho e um violãoe oferecer um resgate da história do gênero musical, levando ao público o contexto e a mensagem de cada canção na interpretação dos atores-cantores. Dentre as canções interpretadas que dão o tom da homenagem estão:Garota de Ipanema, Águas de Março, O Barquinho, Corcovado, Chega de saudade e Desafinados,dentre outras.
De acordo com o diretor-geral do espetáculo, Piettro Lamonier, a proposta é homenagear um dos movimentos mais influentes da Música Popular Brasileira (MPB), por meio de uma viagem à década de 60, que se passa à beira do Lago de uma chácara, onde um grupo de amigos se diverte ao debater curiosidades sobre o marcante movimento musical, compartilhar ideias e, claro, muita música.
A estreia deDesafinados – Uma Viagem à Bossa Novaocorreu no ano de 2019, com três apresentações no Teatro Fernanda Montenegro que garantiram recordes de público e ingressos esgotados em quase todas as sessões. Desta vez, o espetáculo ganha versão online, em virtude da pandemia, e com um novo formato, dessa vez em clima sunset, gravado na Chácara Ponta Verde, em Lajeado. “O espetáculo ganhou uma cara de Tarde em Itapuã, com a leveza que a beleza do local, cenário e figurinos agregaram para trazer ainda mais beleza para esta viagem musical”, adianta o diretor.
Elenco
O espetáculo é apresentado pelos cantores e atores Piettro Lamonier, Mello Júnior, Cinthia Abreu, Lívia Tâmara, Iva de Oliveira, Ana Valéria Nepomuceno,e Felipe Trindade. Eles são acompanhados de instrumental clássico com piano (André Oliveira), Nilson Adriano (flauta), violão (Daniel Rabelo) e percussão (Pedro Sousa).
As apresentações serão exclusivamente nos horários agendados, em formato de live, e não ficarão disponíveis no canal posteriormente.
Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, o projeto possibilita um resgate de um dos estilos musicais brasileiro reconhecido no mundo inteiro. “O musical Desafinados resgata o que a música brasileira tem de melhor, ainda mais quando recebe adaptações que mistura teatro e música produzidos por nossos talentosos artistas tocantinenses”, considerou Jairo Mariano.