Quinta, 25 de Abril de 2024
17°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Política Nacional Bolsonaro

Caso rachadinhas: TJ-RJ afirma que Carlos Bolsonaro é suposto chefe de organização criminosa

Filho do presidente Jair Bolsonaro é alvo de investigação por supostas práticas de rachadinha e nomeação de funcionários fantasmas em seu gabinete na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro.

23/09/2021 às 19h51
Por: Redação Fonte: https://br.sputniknews.com/brasil/2021092318052358-caso-rachadinhas-tj-rj-afirma-que-carlos-bolsonaro-e-suposto-chefe-de-organizacao-criminosa/
Compartilhe:
© Folhapress / Magalhães Jr / Photo Press
© Folhapress / Magalhães Jr / Photo Press

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) informou à Justiça fluminense ter "indícios suficientes" de desvio de dinheiro público no gabinete do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) na Câmara Municipal, através da nomeação de funcionários fantasmas entre 2001 e 2019.

"Há indícios de que as condutas evidenciadas possam configurar crimes de peculato-desvio. Contudo, a tipificação penal definitiva, a definição da abrangência e a responsabilidade penal de todos os agentes só serão possíveis após o afastamento dos sigilos e análise dos dados bancários do vereador e dos assessores nomeados por ele no curso de seu mandato, assim como dos demais alvos", afirmou o MP-RJ, reproduzido pelo jornal O Globo.

Na autorização de quebra dos sigilos bancário e fiscal do filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao MP-RJ, o juiz Marcelo Rubioli, da 1ª Vara Criminal Especializada do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), sustentou que identificou "indícios rotundos de atividade criminosa em regime organizado" cometidos por Carlos.

© FOLHAPRESS / PEDRO LADEIRA
O vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente e vereador do Rio de Janeiro, 6 de maio de 2021
Citado pelo portal UOL, Rubioli alega que "os elementos de informação coligidos aos autos, mais notadamente quando se atenta ao vasto acervo de documentos que acompanham o expediente investigatório, apontam para a existência de fortes indícios da prática de crime de lavagem de capitais".

Para o juiz, o vereador é tido como chefe da organização criminosa, "até porque o mesmo efetua as nomeações dos cargos e funções do gabinete".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 06h06 - Fonte: ClimaTempo
17°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

Sex 29°C 18°C
Sáb 30°C 19°C
Dom 30°C 19°C
Seg 30°C 20°C
Ter 31°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias