Quinta, 25 de Abril de 2024
28°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Turismo Tocantins

Governo do Tocantins debate apoio e difusão de novos atrativos turísticos das Serras Gerais

Apoio ao desenvolvimento regional e inserção no Mapa do Turismo foram debatidos durante visita do presidente da Adetuc, Jairo Mariano, em Lavandeira, Combinado e Novo Alegre

23/09/2021 às 12h10
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Sandra Reniê apresentou peças artesanais da região ao presidente da Adetuc, durante visita Casa de Cultura de Lavandeira - Foto: Flávio Cavalera/Governo do Tocantins
Sandra Reniê apresentou peças artesanais da região ao presidente da Adetuc, durante visita Casa de Cultura de Lavandeira - Foto: Flávio Cavalera/Governo do Tocantins

Após participar das atividades do primeiro dia do projeto Avança Turismo Tocantins em Aurora, o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, Jairo Mariano, continuou sua agenda por alguns municípios da região das Serras Gerais, passando por Lavandeira, Combinado e Novo Alegre estiveram em foco.

Os três municípios, que ainda não estão inseridos no Mapa do Turismo, têm muito a oferecer, desde atrativos paradisíacos, como pequenas praias de águas cristalinas, a uma gama de tradições culturais e gastronômicas, sendo a região também conhecida pela grande quantidade de alambiques artesanais.

A agenda começou em Lavandeira, com visitas a espaços gastronômico e hoteleiro e à futura sede da Casa de Cultura Arte da Serra – Centro Cultural de Lavandeira. Durante passagem pelas instalações da Feira da Serra, ocorreu a apresentação do Panorama Turístico e Cultural, que foi entregue a Jairo Mariano.

O prefeito de Lavandeira, Sérgio Roberto, destacou que o município está se preparando para o turismo e receber a Adetuc é uma honra, pois “Serras Gerais será a nova fronteira do turismo do Tocantins, e a força que o Estado tem dado para a região e para os municípios é fundamental”.

A produtora cultural Sandra Reniê ressaltou a importância da integração entre turismo e cultura. “Não existe a possibilidade de não haver essa integração, porque essa realidade já existe, o que precisa é termos consciência de que não há possibilidade de fazer turismo sem cultura e cultura sem turismo numa região como esta”, afirmou, ressaltando a importância do ordenamento turístico nas Serras Gerais. “Com o ordenamento, temos a visão de que estamos todos juntos, começamos a nos enxergar como grupo, todas as pessoas que desenvolvem o turismo e a cultura começam a se enxergar como um grupo coeso”, completou.

Em Combinado, no período da tarde, o gestor e sua equipe visitaram a sede da prefeitura e alguns alambiques. “Para nós, é importante receber o Governo do Tocantins, por meio da Adetuc, e perceber essa força que estão dando para Serras Gerais. Temos acompanhado o trabalho e estamos buscando fortalecer as ações que estão sendo aqui realizadas para que o nosso turismo se desenvolva e gere renda para toda a região”, afirmou o prefeito Lindolfo do Prado Neto.

“O balanço destes dois dias no sudeste do Estado é mais que positivo”, comemora o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, completando que o Governo do Tocantins encontrou na região um ambiente muito favorável ao surgimento de novas oportunidades no campo da economia criativa. “Esta é apenas a primeira de uma série de ações voltadas ao desenvolvimento do turismo agregado a valores culturais, históricos e ambientais”, confirmou.

Governo do Tocantins debate apoio e difusão de novos atrativos turísticos das Serras Gerais
Em visita a um alambique de Novo Alegre foi discutida a produção de cachaça associada ao turismo - Flávio Cavalera/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins debate apoio e difusão de novos atrativos turísticos das Serras Gerais
Prefeito de Combinado ressaltou que o investimento no turismo é fundamental para desenvolvimento da região - Flávio Cavalera/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 15h05 - Fonte: ClimaTempo
28°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 28°

Sex 29°C 18°C
Sáb 30°C 19°C
Dom 30°C 19°C
Seg 30°C 20°C
Ter 31°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias