Quarta, 20 de Outubro de 2021
24°

Poucas nuvens

Nova Cantu - PR

Brasil Satélite nacional

Brasil terá satélite 100% produzido pela indústria nacional

Com apoio da EMBRAPII, solução tecnológica vai trazer conhecimento para explorar o espaço e traçar estratégias para indústria nacional

10/09/2021 às 19h26
Por: Redação
Compartilhe:
Brasil terá satélite 100% produzido pela indústria nacional

O primeiro satélite desenvolvido integralmente pela indústria brasileira estará pronto para ser lançado em órbita no início de 2022. Além do avanço à indústria de defesa e espacial, a tecnologia será capaz de produzir informações que orientem o direcionamento de políticas públicas em diversas áreas e a tomada de decisões estratégicas em diversos setores industriais.

Fruto da parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), a Unidade EMBRAPII Instituto Senai de Inovação (ISI) em Sistemas Embarcados e a empresa Visiona Tecnologia Espacial, o projeto-piloto servirá para adquirir conhecimento para o desenvolvimento de satélites comerciais.

Com peso de 10 kg e com dimensões de 30cm x 20cm x 10cm – pouco maior que uma caixa de sapatos, o nanossatélite permite o desenvolvimento e a validação de tecnologias espaciais, como sistemas de navegação, além de supervisão de bordo e de rádio definido por software, considerados hoje como as principais lacunas tecnológicas da indústria espacial brasileira.

No espaço, o satélite irá coletar dados e imagens, que serão enviados a uma estação de controle em terra. Assim o nanossatélite também traz outras possibilidades, entre elas, negócios ligados à conectividade, como Cidades Inteligentes, monitoramento da agricultura e pecuária em locais afastados, informações que contribuam na prevenção de tragédias naturais, como enchentes e deslizamentos de terras.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias