Com objetivo de proporcionar novos saberes por meio da cultura do Tocantins, contribuindo, consequentemente, para o fortalecimento da identidade cultural tocantinense, será realizado nesta sexta-feira,10, a partir das 10 horas, de forma híbrida, na Escola de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz, o 1º Festival de Cultura Popular de Tocantínia. O evento é uma realização do Ecoterra e conta com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). A programação também pode ser acompanhada no canal do YouTube da Ecoterra na defesa da vida e no site da prefeitura municipal de Tocantínia.
O 1º Festival de Cultura Popular de Tocantínia contará com atrações diversificadas como: Shows com músicos regionais, apresentação de grupos tradicionais, espetáculos de contação de histórias, 30 oficinas variadas, gincana, recital, festival de causos, festival da canção, sorteio de livros, pé de poesia,e plantio coletivo de árvore com momento de conscientização ecológica.
De acordo com informações da organização do evento, as oficinas ocorrerão de modo virtual, sendo oficinas de cestaria; benzeção; raízes e plantas curativas; cantigas de roda; brincadeiras tradicionais; turbante; abayomi (bonecas de tecido); contação de histórias; literatura de Cordel; brinquedos de material reciclado; sabão de óleo reciclado; fossa ecológica; tranças; bordado; macramê; poesia; berimbau; artesanato de buriti; geleias; rapé; boneca de pano; pintura facial; bonecos de balão; boneca de material reciclado; massinha de modelar caseira; bolo de puba; mangulão; paparuto (culinária indígena) e biscoito de polvilho tradicional da região.
“O festival é de grande importância para o resgate dos saberes tradicionais e da cultura regional, além de contribuir para a preservação artística e cultural do Tocantins, conforme preconiza a gestão municipalista do governador Mauro Carlesse”, destacou o presidente da Adetuc, Jairo Mariano.
O projeto do 1º Festival de Cultura Popular de Tocantínia foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc Tocantins do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional de Cultura.