A Comissão Senado do Futuro (CSF) promove na próxima sexta-feira (6), a partir das 14h30, audiência pública para debater o desenvolvimento estratégico da bioeconomia no Brasil. Trata-se da exploração econômica sustentável da biodiversidade. A audiência será interativa e foi proposta pelo presidente da comissão, senador Izalci Lucas (PSDB-DF).
Para Izalci, a bioeconomia representa "uma fronteira" para o desenvolvimento social do país. Ele lembra que o Brasil é dotado de recursos naturais abundantes, ampla disponibilidade de água e grande variedade de ecossistemas. Ele pretende que a audiência ajude a embasar políticas públicas para fazer avançar esse tema.
"A bioeconomia compreende atividades tão diversas quanto a produção de alimentos, a exploração de produtos derivados de plantas nativas, produção de fibras e madeiras, polinização de plantas, uso de recursos genéticos e de microorganismos, entre muitos outros", afirma ele no requerimento em que sugeriu a audiência.
Estão confirmadas as presenças de Marcelo Khaled Poppe, coordenador do projeto Oportunidades e Desafios da Bioeconomia do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (uma Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia); José Seixas Lourenço, diretor-presidente da BioTec-Amazônia (uma Organização Social vinculada ao governo do Pará); e Ismael Nobre, diretor executivo e um dos idealizadores do Projeto Amazônia 4.0 (iniciativa que estuda o potencial de exploração sustentável da Amazônia).
O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo Portal e?Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e?Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.
Mín. 18° Máx. 28°