O presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, recebeu na terça-feira, 20, o presidente da Federação das Cooperativas e Associações de Artesãos e Artistas do Estado do Tocantins (Fecart), Antônio Luiz Ribeiro das Neves, conhecido popularmente como Tauru.
Durante a visita, que foi acompanhada da vice-presidente da Fecart, Durvalina Ribeiro; e do assessor técnico Ricardo Eustáquio, o artesão e artista plástico portuense Tauru expôs as demandas da classe e a solicitação de apoio para a implantação da sede administrativa da Fecart, em Palmas.
Também foram apresentadas propostas de apoio aos artesãos, com ações de incentivo às vendas e à profissionalização, além da inclusão digital dos produtos produzidos no Tocantins e do apoio logístico às ações desenvolvidas pela federação.
Para a artesã Durvalina Ribeiro, a abertura do diálogo entre o Governo e as entidades representativas e artistas, por meio da Adetuc, tem impulsionado o apoio dado à base. “Queremos que as ações aqui tratadas gerem empregos e renda, pois ver o artesão recebendo o reconhecimento e sendo remunerado pelo seu trabalho, vendendo seus produtos, é algo que nos traz muita satisfação”, frisou.
O presidente da Fecart, Antônio Luiz Ribeiro, ressaltou o momento propício para o impulsionamento do artesanato tocantinense e a união do turismo, com o artesanato para o fortalecimento da economia e melhoria da qualidade de vida dos artesãos. “A cada dia, temos compreendido a importância das parcerias e de trabalhar o artesanato juntamente com o turismo, bem como a inclusão nas plataformas digitais. A Adetuc está de parabéns pelo trabalho que vem desempenhando e pela abertura do diálogo e construção colaborativa com os artesãos do Tocantins".
Ao dar sinal positivo para o atendimento das demandas apresentadas pelos representantes da federação, o presidente da Adetuc frisou a determinação do Governador Mauro Carlesse para a execução de projetos que profissionalizem os artesãos e ampliem suas formas de vendas e rentabilidade. “Nosso principal objetivo é garantir que o artesanato ande junto com o turismo nessa retomada e ampliar a divulgação na internet, pois é uma oportunidade para que possamos auxiliar os artesãos e movimentar todo o mercado de artesanato do Estado”, completou Jairo Mariano.
“A palestra surgiu da necessidade de enfrentar a crise causada pela pandemia do novo Coronavírus, encontrando meios que contribuam para o fomento das vendas”, explica Jairo Mariano, ressaltando que as redes sociais são um importante meio para que muitos empreendedores possam driblar a crise e obter aumento nas vendas, garantindo um reforço financeiro e mais rentabilidade. “Essa também é uma oportunidade para que nosso artesanato possa ser divulgado e comercializado”, considera o presidente da Adetuc.