Ofilme curta-metragemOSegredodeJoãoiniciou as gravações, em Palmas, nesta segunda-feira, 19, e se estende até o final do mês de julho, com elenco e produção formados por profissionais do setor audiovisual do Tocantins. O filme de ficçãovai enaltecer a importância do audiovisual em sala de aula eofortalecimento das relações familiares.
OprojetoOSegredodeJoãoé fruto de uma parceria da Fábrica Produções eoGrupo Um Ponto Dois de Teatro,que foicontemplado pelo Prêmio da Lei Aldir Blanc, com apoio do Governo do Estado do Tocantins, por meio da Agência Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).
Oprojeto foi idealizado pela Fábrica Produções em parceria comoPonto de Cultura Itinerante Um Ponto Dois, comoobjetivo de lançar novos talentos no cenário do cinema tocantinense. Para a direção, foi escolhida Elisângela Dantas, que já atua há muitos anos na produção e curadoria do cinema em Palmas, mas assume comO Segredo de Joãoa sua primeira direção. “Gravar este filme, com dramaturgia, elenco e equipe palmense nos enche de orgulho. Estamos tirando este sonho do papel graças à Lei Aldir Blanc e mais uma vez mostrando que temos potencial no nosso Estado e que precisamos investir nestes talentos. O cinema brasileiro é resistência”, afirma Elisângela Dantas.
O curta-metragem mostra que João é um garoto que vive em um ambiente de grandes tradições culturais, sempre acompanhado por seu avô Seu Bira, que dedicou grande parte de sua vida à arte e à cultura. Junto com sua melhor amiga Maria Eduarda e sua nova professora Juliana, vão transformar o mundo de um garoto triste, o Pedro, e descobrirão tambémO Segredo de João.
De acordo com a diretora, a obra tem como referênciaoclássico de Giuseppe Tornatore, Cinema Paradiso de 1988. Para o filmeO Segredo de João, o elenco foi escolhido por meio de seleção aberta e também convidados, com crianças, jovens e adultos, com ou sem experiência na área.
Devido a pandemia do novo Coronavírus, as gravações ocorremcumprindo todos os protocolos e orientações da OrganizaçãoMundial de Saúde (OMS), inclusive, a quantidade de atores nas escalas por dia noseteocorpo técnico foram reduzidos comointuito de evitar aglomerações.
“A produção audiovisual tocantinense revela, não só novos talentos e entretenimento a sociedade, mas também fomenta a geração de emprego e renda, conforme estabelece o governador Mauro Carlesse”, destaca o presidente da Adetuc, Jairo Mariano.