Política Nacional

Wellington destaca ações emergenciais para atender indígenas durante pandemia

Publicados

em


.

Em pronunciamento nesta quinta-feira (6), o senador Wellington Fagundes (PL-MT) alertou para a difícil situação da população indígena diante da pandemia da covid-19. Ele comparou a situação ao período da conquista espanhola e portuguesa na América, quando “milhões de indígenas foram dizimados por doenças trazidas pelo homem branco”.

Ao ressaltar que muitos indígenas já contraíram a covid-19, o senador lembrou a recente morte, provocada por essa doença, do cacique xavante Domingos Mahoro, em Mato Grosso.

Wellington informou que, como membro da comissão mista que acompanha as ações e os gastos do governo federal no combate à pandemia, discutiu o assunto com o governo federal. Ele disse que o governo atendeu aos pedidos de medidas de caráter emergencial.

— Desde 27 de julho, equipes de saúde estão no Araguaia fazendo a testagem em massa da população indígena, distribuindo medicamentos e fornecendo orientações sobre a doença — afirmou ele.

O senador também mencionou ações realizadas em Mato Grosso, no município de Campinápolis e na terra indígena Marãiwatsédé. Ele disse que, entre 10 e 16 de agosto, deverão ser atendidas as populações indígenas de Sangradouro, Meruri e Maribó.

Leia Também:  Bolsonaro fará cirurgia em São Paulo nesta sexta

Wellington declarou que esses esforços vêm sendo realizados graças a um trabalho conjunto de diversos órgãos e instâncias. Ele citou o caso do cacique Raoni, da etnia caiapó, que, segundo o senador, recebeu o apoio da prefeitura de Sinop para se internar e se recuperar da doença.

 

 

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política Nacional

Bolsonaro fará cirurgia em São Paulo nesta sexta

Publicados

em

Por


source

Agência Brasil

homem de terno e gravata
Marcos Corrêa/PR

Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro fará, nesta sexta-feira (25), uma cirurgia no Hospital Albert Einstein , em São Paulo, para a retirada de um cálculo na bexiga. A cirurgia está prevista para começar por volta das 10h30.

Nesta quinta-feira, o presidente esteve no Rio de Janeiro para participar da solenidade de inauguração de novas estruturas e entrega equipamentos à superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Rio de Janeiro. Durante o evento, ele anunciou que o governo pretende abrir mais 2 mil vagas para a PRF entre o final deste ano e o início do ano que vem.

Mais tarde, Bolsonaro foi para São Paulo onde gravou a live que ele tradicionalmente realiza nas quintas-feiras. Nesta noite, a transmissão teve a participação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e tratou, entre outros temas, das queimadas no Pantanal.

Leia Também:  Bolsonaro diz que já tem candidatos em São Paulo, Santos e Manaus

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo