Carros e Motos

VEMP, o 4×4 militar da VW brasileira

Publicados

em

source

Motor Show

VEMP arrow-options
Divulgação

VW VEMP: Veículo militar que quase compôs a frota do exército brasileiro

Começando pelo Type 82 Kubelwagen usado pelas tropas alemãs na Segunda Guerra Mundial, passando pelo VW Type 181/Safari e o mais recente Type 183 Iltis, a presença de utilitários da Volkswagen nos exércitos europeus é tão antiga quanto a própria marca. E no Brasil, quase tivemos um VW militar exclusivo. Conheça a história do VEMP.

LEIA MAIS: Volkswagen BY: avô do Up! era o anti-Uno na década de 80

Sigla para ” Veículo Militar Protótipo”, o utilitário VEMP surgiu nos anos 1970 para atender a uma licitação do Exército Brasileiro para um “veículo todo terreno”, com tração 4×4 e capacidade para puxar até 500 kg de carga. O objetivo era buscar um substituto para os Jeep Willys militarizados, que por aqui recebiam a designação M-520.

Conjunto mecânico

VEMP arrow-options
Evandro Enoshita/ Motor Show

Interior é simples, projeto é robusto e a mecânica une os dois atributos

No lugar de criar uma versão local do então Type 181 usado pelas forças armadas da então Alemanha Ocidental, a filial brasileira partiu para um projeto local. Usando a construção de carroceria sobre chassi, o VEMP trazia tração traseira, com caixas de redução nas rodas, e rodas dianteiras motrizes acionadas por uma alavanca. Já a suspensão dianteira era composta por barras de torção longitudinais presas diretamente ao chassi. O motor era o mesmo 1.6 a ar usado na época em outros produtos da empresa.

Leia Também:  VW registra nome e-Samba, que pode ser para nova Kombi

LEIA MAIS: VW Apollo GLS e Ford Verona GLX eram faces da mesma moeda

No final das contas, os militares brasileiros abandonaram o projeto de substituir os Willys, que foram modernizados e ficaram em serviço por mais alguns anos. Foram montados apenas dois protótipos do VEMP e o carro das fotos é o único sobrevivente. Depois do cancelamento do projeto, o exemplar acabou sendo descaracterizado e era usado para o transporte de peças dentro da fábrica da VW em São Bernardo do Campo (SP).

Salvo de virar sucata, o protótipo hoje integra o acervo mantido pela montadora alemã (leia mais aqui) . Mas o processo de restauração foi trabalhoso. Com poucas informações sobre o VEMP disponíveis, o trabalho de recuperação foi feito tendo como base as fotografias de época.

LEIA MAIS: Troller TX4 chega com câmbio automático

Atualmente, as únicas concessões feitas no trabalho de recuperação foram a adoção de bancos dianteiros do Fox e da instalação de uma mecânica 1.6 a ar moderna, a mesma que era usada nas últimas Kombi refrigeradas a ar. O VEMP é mais uma das estrelas não reveladas do universo automotivo.

Leia Também:  Harley-Davidson Heritage Classic agora tem motor 114
Fonte: IG CARROS
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Carros e Motos

Nova Honda CBR 400RR 2021 é revelada em imagem vazada

Publicados

em

Por


source
Honda
Divulgação

Honda CBR 400RR no vazamento de imagem no Japão. Trata-se da primeira revelação da moto, ainda não oficial

Como sabemos, o segmento das esportivas de baixa cilindrada conta com um público cativo, que busca aliar prazer ao dirigir com o bom custo-benefício. No caso da Honda, entretanto, o seu modelo mais em conta dessa categoria no Brasil é a CBR 650R (R$ 41.080), que já seria uma intermediária.

LEIA MAIS: Honda CBR 600RR de nova geração tem imagem que adianta detalhes

Diante disso, um banner da nova Honda CBR 400RR vazou no Japão, revelando não só mais detalhes sobre o modelo em si, com suas novidades, como também a suposta data de lançamento, que será no dia 8 de agosto, segundo o documento.

Kawasaki
Divulgação

A Kawasaki Ninja 400 é, hoje, o modelo que domina na categoria no Brasil

A Honda CBR 400RR foi apresentada pela primeira vez em 1983. Tinha um estilo esportivo e foi chamado de “Babyblade”, devido à sua semelhança com o CBR900RR. O 400RR mais antigo tinha um motor de quatro cilindros e atingia uma velocidade máxima de 195 km/h. Na novidade revelada, por sua vez, parece ser baseada na CBR 250RR, de custo mais reduzido, para aumentar a competitividade ante a rival Kawasaki Ninja 400 (R$ 25.490).

Leia Também:  Em um ano, preço médio da gasolina caiu 11% no Brasil

LEIA MAIS: Kawasaki ZX-25R, que pode vir ao Brasil, está prestes a ser apresentada

Kawasaki
Divulgação

Motor de quatro cilindros em linha já equipa a CB 400 Super Four

A julgar pelas fotos, o design da esportiva carenada difere muito da geração antiga. Ele segue os elementos de design da 250RR. As fotos também sugerem uma configuração de freios com disco duplo e pinças Nissin, além de garfo invertido ajustável e iluminação total de LED.

LEIA MAIS: Yamaha desenvolve motores turbinados para esportivas, diz site

Espera-se que a Honda CBR 400RR venha com uma potência na casa dos 60 cv, utilizando-se do mesmo motor de quatro cilindros Hyper Vtec Revo de 399 cc da CB 400 Super Four, para ficar bem enquadrada na categoria e conseguir superar as rivais. Além disso, deverá vir com controle de tração, sistema quickshifter nas trocas de marcha, ABS, bem como modos de pilotagem.

Fonte: IG CARROS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo