Carros e Motos

VEMP, o 4×4 militar da VW brasileira

Publicados

em

source

Motor Show

VEMP arrow-options
Divulgação

VW VEMP: Veículo militar que quase compôs a frota do exército brasileiro

Começando pelo Type 82 Kubelwagen usado pelas tropas alemãs na Segunda Guerra Mundial, passando pelo VW Type 181/Safari e o mais recente Type 183 Iltis, a presença de utilitários da Volkswagen nos exércitos europeus é tão antiga quanto a própria marca. E no Brasil, quase tivemos um VW militar exclusivo. Conheça a história do VEMP.

LEIA MAIS: Volkswagen BY: avô do Up! era o anti-Uno na década de 80

Sigla para ” Veículo Militar Protótipo”, o utilitário VEMP surgiu nos anos 1970 para atender a uma licitação do Exército Brasileiro para um “veículo todo terreno”, com tração 4×4 e capacidade para puxar até 500 kg de carga. O objetivo era buscar um substituto para os Jeep Willys militarizados, que por aqui recebiam a designação M-520.

Conjunto mecânico

VEMP arrow-options
Evandro Enoshita/ Motor Show

Interior é simples, projeto é robusto e a mecânica une os dois atributos

No lugar de criar uma versão local do então Type 181 usado pelas forças armadas da então Alemanha Ocidental, a filial brasileira partiu para um projeto local. Usando a construção de carroceria sobre chassi, o VEMP trazia tração traseira, com caixas de redução nas rodas, e rodas dianteiras motrizes acionadas por uma alavanca. Já a suspensão dianteira era composta por barras de torção longitudinais presas diretamente ao chassi. O motor era o mesmo 1.6 a ar usado na época em outros produtos da empresa.

Leia Também:  Kawasaki Vulcan deve ganhar motor da esportiva Ninja, diz revista japonesa

LEIA MAIS: VW Apollo GLS e Ford Verona GLX eram faces da mesma moeda

No final das contas, os militares brasileiros abandonaram o projeto de substituir os Willys, que foram modernizados e ficaram em serviço por mais alguns anos. Foram montados apenas dois protótipos do VEMP e o carro das fotos é o único sobrevivente. Depois do cancelamento do projeto, o exemplar acabou sendo descaracterizado e era usado para o transporte de peças dentro da fábrica da VW em São Bernardo do Campo (SP).

Salvo de virar sucata, o protótipo hoje integra o acervo mantido pela montadora alemã (leia mais aqui) . Mas o processo de restauração foi trabalhoso. Com poucas informações sobre o VEMP disponíveis, o trabalho de recuperação foi feito tendo como base as fotografias de época.

LEIA MAIS: Troller TX4 chega com câmbio automático

Atualmente, as únicas concessões feitas no trabalho de recuperação foram a adoção de bancos dianteiros do Fox e da instalação de uma mecânica 1.6 a ar moderna, a mesma que era usada nas últimas Kombi refrigeradas a ar. O VEMP é mais uma das estrelas não reveladas do universo automotivo.

Leia Também:  Kia Rio recebe retoques no visual e versão híbrida leve
Fonte: IG CARROS
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Carros e Motos

Jeep Compass renovado será mostrado no mês que vem

Publicados

em

Por


source
Jeep Compass
Divulgação

Jeep Compass: teaser não revelada nada de novo, a não ser a data em que o SUV renovado será apresentado nos EUA

A Jeep prepara mudanças no Compass vendido em diversos mercados, mas primeiro em países como os Estados Unidos e China. Um teaser foi mostrado no You Tube, mas sem revelar nada de novo em relação ao que já se conhece sobre o SUV médio que é líder de vendas do segmento no Brasil, onde o carro deverá levar um tempo extra para receber novidades.

LEIA MAIS: Jeep Compass Limited 2020: poucas mudanças, à espera da renovação em 2021

Nas imagens, aparece apenas que a data da apresentação do Jeep Compass renovado será 4 de junho, mais exatamente quinta-feira da semana que vem. Entre o que deverá mudar no utilitário esportivo deverão estar os faróis como parte da frente redesenhada. Novos jogos de rodas também estão sendo esperados, assim como uma inédita paleta de cores da carroceria.

Leia Também:  Jeep Compass renovado será mostrado no mês que vem

No conjunto mecânico, um dos destaques deverá ser a versão híbrida, que também passará a estar disponível no mercado norte-americano. O que se sabe até agora é que o novo Compass híbrido deverá ser equipado com motor 1.3 turbo funcionando junto com outro elétrico, somando uma potência de 240 cv. Outra informação é que apenas consumindo eletricidade, o SUV pode rodar 50 quilômetros.

LEIA MAIS: Renegade zero quilômetro ou Compass seminovo: qual compensa mais?

O que também deverá mudar no Jeep Compass é o sistema multimídia Uconnect 5, que chegou a ser mostrado na minivan Chrysler Pacifica, com telas de alta resolução de até 12,3 polegadas e velocidade de processamento de dados cinco vezes mais rápida em relação ao sistema anterior. Além disso, há um avançado recurso de comandos por voz e conexão de Android Auto e Apple Car Play sem fio, bem como acesso à internet.

Fonte: IG CARROS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo