Estadual

Sanepar apresenta protocolo de segurança de suas barragens na RMC

Publicados

em


A Sanepar apresentou o protocolo de segurança das suas quatro barragens de abastecimento na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) a representantes da Coordenação Estadual da Defesa Civil, da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), do Instituto Água e Terra (IAT) e das Defesas Civis de municípios da região. A apresentação aconteceu quarta-feira (18).

O documento destaca uma série de medidas adotadas pela Companhia nos projetos, construção e monitoramento das barragens, e na elaboração do Plano de Segurança das Barragens e do Plano de Ação Emergencial.

Os elementos do protocolo de segurança da Companhia vão servir de base para que a Defesa Civil de cada município da RMC elabore um Plano de Contingenciamento com as ações de proteção, prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação em caso de desastre.

O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Cesar Gonchorosky, explicou que as barragens da Sanepar são seguras por terem sido projetadas e construídas com boas práticas de engenharia e seguirem todas as exigências legais de segurança.

Leia Também:  Trabalho do Paranacidade é apresentado em evento internacional

“Os trabalhos de prevenção e capacitação são constantes e o nosso compromisso é dar continuidade a essa prática. E estamos aprimorando nosso sistema de monitoramento, por meio de um convênio com o Parque Tecnológico Itaipu, que estabelece o compartilhamento de dados e tecnologia para segurança desses empreendimentos”, informou.

As quatro barragens da Sanepar na RMC – Iraí, Piraquara I, Piraquara II e Passaúna – são instrumentalizadas com equipamentos de medição de recalque, de nível, controle de percolação e de todos os indicadores necessários para monitoramento de segurança. O projeto da Miringuava, que está em construção, também segue todas as exigências de segurança e monitoramento.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Estadual

Trabalho do Paranacidade é apresentado em evento internacional

Publicados

em

Por


O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas e do seu vinculado Serviço Social Autônomo (Paranacidade) foi apresentado nesta quinta-feira (26) no evento digital internacional “Venice City 2020”, sobre a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O representante do Paranacidade, analista de Desenvolvimento Municipal e Articulador dos ODSs, Geraldo Luiz Farias, falou sobre os instrumentos legais brasileiros que tratam do desenvolvimento municipal e das iniciativas e ferramentas disponibilizadas pela SEDU/Paranacidade no apoio aos 399 municípios do Paraná.

ESTRATÉGIA – Geraldo destacou a formação de parcerias como estratégia para o avanço em direção à construção de cidades justas, sustentáveis e inclusivas e citou o compromisso já assumido por 359 dos 399 municípios paranaenses de vincular as suas políticas públicas com os ODSs.

Foram citados também a capacidade do Governo do Paraná de disponibilizar, em um modelo único no País, recursos próprios e linhas de crédito para viabilizar obras e ações voltadas ao desenvolvimento urbano; o apoio tecnológico oferecido pelo Paranacidade.

Leia Também:  Evento da UEL reúne 1,2 mil estudantes e pesquisadores

Esse apoio conta com o desenvolvimento de ferramentas que auxiliam gestores municipais na elaboração de suas políticas públicas e na decisão sobre o destino dos investimentos.

EXEMPLOS – Um desses exemplos é o SEDU/Paranacidade Interativo (um sistema de georreferenciamento sobre a infraestrutura urbana dos municípios paranaenses) e o Portal dos Municípios (uma interface com as administrações municipais para a apresentação de projetos e dos documentos necessários à sua aprovação).

Há também o Conselho das Cidades do Paraná (ConCidades) como uma das ligações com a comunidade para o conhecimento das demandas sociais.

O “Venice City Solutions 2030” acontece anualmente em parceria que reúne diversos organismos, como United Cities and Local Governments, Associazione Italiana per il Consiglio dei Comuni e Delle Regioni d’Europa e organismos da ONU, como o Action Campaign (Campanha de Ação ODS), UN Habitat (dedicado a promover a transformação dos espaços urbanos em sustentáveis) e UNDP (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Para acompanhar os debates, acesse: www.youtube.com/watch?reload=9&v=RcrVTMJowZo

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

Leia Também:  Paraná cria 33 mil vagas e é o segundo do Brasil na geração de empregos

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo