Estadual

Projeto vai trazer R$ 400 milhões para Escolas do Futuro

Publicados

em


.

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte desenvolveu o projeto “Educação para o Futuro”, ação que vai trazer mais de R$ 400 milhões para o Estado construir cinco novas escolas, as chamadas de “Escolas do Futuro” por seu alto grau de modernidade e conectividade. A verba também será usada para modernizar outras 150 instituições de ensino, transformando-as também em “Escolas do Futuro”. População tem até o dia 16 de agosto para participar de uma Consulta Pública on-line e opinar sobre as obras.

O objetivo do projeto desenvolvido pela Secretaria, que conta com financiamento parcial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), é preparar os estudantes da rede pública estadual para a sociedade e o mundo do trabalho do século XXI. Por isso, as “Escolas do Futuro” passarão também por mudanças pedagógicas e inserção de tecnologias educacionais de ponta no currículo.

ESCOLAS DO FUTURO – As “Escolas do Futuro” terão alto grau de modernidade e conectividade, com painéis solares, sistemas sustentáveis de iluminação e ventilação, além de cisternas para armazenamento de água da chuva.

Leia Também:  Dia Mundial da Limpeza tem adesão de 12 instituições no Paraná

As novas escolas também contarão com Laboratórios de Educação Profissional, de Biologia, Física, Química e Informática. As escolas também terão Espaços Makers e de Robótica, além de salas de projetos, teatro, biblioteca e quadras poliesportivas.

As imagens do projeto podem ser conferidas no site da Consulta Pública.

CONSULTA PÚBLICA – O projeto está aberto para Consulta Pública on-line até o dia 16 de agosto. O objetivo é recolher opiniões da população sobre as obras que devem iniciar já nos próximos meses. A participação da população pode ser feita pelo link www.educacao.pr.gov.br/consultapublica. No link os paranaenses também encontram imagens de como ficarão as escolas no Estado.

As dúvidas da população levantadas na Consulta Pública serão respondidas em uma transmissão ao vivo no dia 17 de agosto.

NOVAS ESCOLAS – Ao todo serão cinco unidades, três delas com locais já definidos. São eles:

Município de Cascavel
Endereço: Rua Fernando de Noronha, nº 3.105 – Bairro Florestal/Riviera
Previsão de vagas: 2.000 a 2.500 estudantes.

Leia Também:  Governador sanciona lei do Cartão Futuro Emergencial

Município de Ponta Grossa
Endereço: Rua Antônio Olavo Branco Martins, s/n – Bairro Contorno
Previsão de vagas: 2.000 estudantes.

Município de Fazenda Rio Grande
Endereço: Rua Paraná, s/n – Bairro Estados.
Previsão de vagas: 2.000 a 2.500 estudantes.

Curitiba também deve receber uma unidade nova, assim como São José dos Pinhais, mas os locais ainda serão definidos. 

As outras 150 escolas que passarão por reformas e serão modernizadas ainda serão definidas com base de uma série de critérios definidos pela Secretaria da Educação e pelo BID.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Estadual

Dia Mundial da Limpeza tem adesão de 12 instituições no Paraná

Publicados

em

Por


.

Em alusão ao Dia Mundial da Limpeza, celebrado neste sábado (19), a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo recolheu resíduos sólidos de 12 secretarias estaduais e autarquias. Foram recolhidas roupas, pilhas, lâmpadas, além de remédios vencidos, eletrônicos, eletrodomésticos, materiais de escritório e óleo de cozinha.

“A determinação do governador Ratinho Junior é promover o desenvolvimento do Estado e garantir, ao mesmo tempo, a sustentabilidade. Essa é uma das políticas públicas que faz com que o Paraná seja exemplo em conservação do meio ambiente no país”, disse o secretário Márcio Nunes.

“São resíduos que normalmente as pessoas não sabem como destinar e que, se descartados de maneira incorreta, podem contaminar o solo e os lençóis freáticos”, destacou a diretora geral da Secretaria, Fabiana Campos.

CAMPANHA – O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) surgiu na Estônia em 2008. O objetivo do movimento é mobilizar voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques, com foco na conscientização para o descarte indevido de resíduos sólidos.

Devido à pandemia do coronavírus, este ano a campanha tem como lema #eucuidodomeuquadrado, com ações individuais em casa. Pensando nisso, a Sedest mobilizou as Secretarias de Estado e autarquias para recolherem de seus funcionários os resíduos sólidos.

Leia Também:  Ação integrada na divisa do PR com SP prendeu quase mil pessoas presas

“A Secretaria abraçou a ideia da Campanha Mundial porque tem na sua essência promover o descarte correto de todos os resíduos sólidos e materiais descartáveis”, afirmou a diretora de Desenvolvimento e Inovação, Camila Aragão.

APROVAÇÃO – O Instituto Fundepar realizou uma reforma em dezembro de 2019 e estava com 1500 lâmpadas para fazer o descarte correto. “A campanha veio como uma oportunidade para descartar esse material sabendo que o destino vai ser de forma sustentável e correto. O material ia ficar em um canto do Instituto e corria o risco de pegar umidade”, disse a Evane Petla Mendes Dias, chefe do Departamento Administrativo do Fundepar.

Na entrega dos resíduos sólidos, as instituições participantes receberam mudas de árvores frutíferas que serão distribuídas na próxima segunda-feira (21), no Dia da Árvore. Em todo o Estado, serão plantadas e distribuídas mais de 550 mil mudas.

Participaram da ação As Secretarias de Estado da Educação e do Esporte, da Comunicação Social e Cultura, da Agricultura e do Abastecimento e da Segurança Pública, a Casa Civil e a Defesa Civil do Paraná; os Institutos Água e Terra (IAT), de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Fundepar, além da Assembleia Legislativa do Paraná, Copel e Compagas.

Leia Também:  Geração de empregos é ponto central na retomada da economia

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo