Policial

PM garante a festa de 27 mil pessoas nos shows gratuitos do Governo do Estado em Matinhos e Guaratuba

Publicados

em

Marcia Santos

Jornalista Responsável

 

Mais uma noite de festa marcou o Verão Maior 2019/2020, com os shows gratuitos oferecidos pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (17/01) no Litoral do estado. Em Matinhos, 20 mil pessoas lotaram o Centro de Eventos para assistir Jerry Smith, e em Guaratuba a música sertaneja deu o tom da festa para cerca de 7 mil pessoas em Guaratuba, nas vozes de César Menotti e Fabiano. Assim como nos outros shows, não houve registro de ocorrências nos locais dos eventos, graças ao trabalho preventivo da PM.

O Comandante da Subárea de Guaratuba, capitão Moreira Só, a estratégia de segurança faz a diferença para que a população pudesse curtir as festas sem preocupações. “Em todos os eventos do Verão Maior, as ações de segurança estão sendo desenvolvidas com toda a estrutura da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, e graças a isso temos aqui famílias participando com tranquilidade. Os eventos estão ocorrendo sem ocorrências, temos resultados positivos. Convidamos as pessoas que participem desses shows que estão muito bem organizados”, disse.

Zeneide Batista é moradora de Guaratuba e elogiou o ambiente tranquilo e seguro do evento. “Teve muita segurança, tudo está bem organizado. Meus netos vieram e estão curtindo o show tranquilos”, disse. A amiga dela, Zilda Cordeiro, destacou a valorização da cidade ao receber grandes eventos do Governo do Estado. “Esses shows são muito bons, gostei demais dessa inovação”, acrescentou.

Leia Também:  Polícia Militar prende em flagrante autor do único homicídio até o momento na temporada de verão, no Litoral

Vinícius Garcia Franco curtiu o show de Jerry Smith e apontou a organização e a segurança como pontos altos de todo o evento. “Esse é o terceiro show que acompanho e achei muito legal a iniciativa, espero que no próximo ano tenha novamente, pois com certeza estarei aqui”, afirmou.

O policiamento com motos e viaturas foi constante nas duas cidades, desde as imediações dos locais de festa, até no acesso pelos portões. Em Guaratuba, as equipes da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) e da Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (ROCAM) foram empregadas em apoio aos policiais militares das subáreas. Houve ainda policiamento a pé para prestar apoio à população em caso de emergência. Nas rodovias estaduais próximo ao show, foi o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) que esteve com equipes e veículos na pista para fazer os desvios de trânsito e orientar os motoristas.

Já em Matinhos, as equipes policiais da Subárea tiveram apoio do BPRv na PR 412, para evitar problemas no trânsito devido a aglomeração de pessoas no entorno do Centro de Eventos. Houve ainda policiamento a pé e a presença de viaturas e motos da Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN) do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), bem como de equipes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).

Leia Também:  PCPR deflagra operação que apura fraude contra Prefeitura de Imbituva

Nas redondezas dos shows, não houve registros de ocorrências ou encaminhamentos. Nos bairros próximos, a atuação da Polícia Militar resultou em drogas e pessoas presas. Em Guaratuba, os policiais militares abordaram um homem no bairro Piçarras e uma porção de maconha. Na casa dele, foi encontrado um revólver de calibre .38 com quatro munições intactas, e 33 buchas de cocaína.

No mesmo bairro, outra equipe da PM estava em patrulhamento quando viu um pé de maconha de aproximadamente um metro na parte da frente de uma casa na Avenida Água Verde. Segundo as informações da PM, a equipe conseguiu ver um homem embalando cocaína, sendo anunciada a abordagem. Ao todo, foram apreendidas diversas embalagens com droga, uma balança de precisão e R$ 700,00 em dinheiro.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Policial

Em ação conjunta, helicóptero da PM e equipes do Corpo de Bombeiros combatem incêndio em Guaratuba (PR)

Publicados

em

.

Marcia Santos

Jornalista Responsável

 

Equipes do Corpo de Bombeiros e do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) trabalharam em conjunto para combater um incêndio em uma área de 1.350.000 metros quadrados em Guaratuba, no Litoral do estado. A situação aconteceu neste sábado (04/04) e foram usados mais de 47 mil litros de água, além do Heli-Balde acoplado na aeronave.

 

De acordo com informações das unidades, foram usados seis viaturas do Corpo de Bombeiros, uma máquina retroescavadeira, da prefeitura da cidade, e o helicóptero com o Heli-balde acoplado devido à dificuldade do acesso ao local. Ao todo, foram atingidos 1.350.00 metros quadrados de vegetação e foram utilizados 47.600 litros de água para cessar o fogo.

 

“Além da utilização do Falcão 03 como plataforma aérea de observação, foram mais de 30 lançamentos de água com o Heli-balde que nos ajudaram a controlar a situação, economizando esforços das guarnições e ampliando a resposta”, disse o comandante do 8º GB, major Jonas Emmanuel Benghi Pinto.

Leia Também:  Colégio da PM em Curitiba forma 230 jovens no Ensino Médio durante solenidade militar na RMC

 

Ainda segundo o BPMOA, o Heli-balde foi utilizado, pois, a partir de um ponto de captação de suprimento de água, é possível fazer diversos lançamentos em um curto espaço de tempo diminuindo assim a probabilidade de atingir as residências próximas.

 

Atuaram no combate ao incêndio, militares estaduais do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), do Batalhão de Polícia Ambiental Força-Verde (BPAmb-FV), do 8º Grupamento de Bombeiros (8º GB), além da Prefeitura.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo