Sexta, 19 de Abril de 2024
21°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Geral Tocantins

Em simulação, policiais militares são treinados para atuar em situações complexas

Participaram policiais das unidades da Capital, dos 1º e 6º Batalhões e militares das operações especiais da PM

24/06/2021 às 14h50
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Tenente-coronel Fioravan afirmou que a ação saiu conforme o planejado - Foto: Polícia Militar/Governo do Tocantins
Tenente-coronel Fioravan afirmou que a ação saiu conforme o planejado - Foto: Polícia Militar/Governo do Tocantins

Na noite desta quarta-feira, 23, a Polícia Militar do Tocantins promoveu ao seu efetivo ordinário da Capital, um treinamento por meio de simulação de ataque às bases de depósitos de valores, em Palmas. Para o comandante-geral, coronel Júlio Manoel da Silva Neto, a ação demonstra a preocupação com a capacitação da tropa para lidar com situações complexas e trabalha com um dos pilares da instituição que é a prevenção.

“Essa primeira simulação estratégica nos dá um parâmetro do que está bom, no sentido de preparação da nossa tropa, e do que precisa ser ajustado. O principal objetivo é garantir que o nosso policial militar esteja pronto para lidar com as situações que exigem pronta resposta, garantindo a sua integridade e a segurança da população”, afirmou o coronel Silva Neto.

O local, uma área industrial da Capital, foi isolado por segurança dos envolvidos, imprensa e populares, o que segundo o coordenador da simulação, tenente-coronel PM Fioravan Teixeira Silveira, comandante do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope), permitiu um treinamento condizente com uma ação real. “Nós conseguimos nos aproximar o máximo possível de como seria um ataque real das quadrilhas que praticam esse tipo de roubo, geralmente utilizando armamentos pesados”, garantiu o comandante do Bope.

Participaram do treinamento os policiais militares das unidades especializadas: Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope), do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED) e dos 1º e 6º Batalhões da PM.

“O 1º Batalhão ficou com pontos fixos, o que ocorreria em uma situação real também. Então todo o nosso efetivo já está pronto para o caso de qualquer situação anunciada pelo Siop [Sistema Integrado de Operações]”, explicou a major Marlene Alves Borges Machado, comandante do 1º BPM.

Tecnologia

Durante a ação, a Polícia Militar destacou o uso da tecnologia como um dos investimentos para combater as práticas criminosas. O tablet com dados de georreferenciamento mostra a localização exata de cada viatura envolvida na operação em tempo real, dando ao comando total controle da situação.

As parcerias firmadas com as empresas de transporte e guarda de valores também são importantes para a garantia da segurança de moradores e funcionários em áreas de alto risco, como destacou o gerente da empresaProtegeem Palmas, Rafael Gaspar Nogueira. “É de vital importância, para nós e para a segurança da população, que tenhamos esse estreitamento. Então, temos canal aberto com a Polícia Militar e esse exemplo que foi dado hoje dessa simulação mostra o preparo e a capacidade que nós temos de dar uma pronta resposta. Isso só é possível graças a essa parceria, de trocas de informações de inteligência”, apontou Rafael.

Após a ação, o Comandante-Geral concedeu entrevista à imprensa onde ressaltou que tudo saiu conforme o planejado, e que o resultado foi satisfatório para a PM. “Observamos que a prática foi de acordo com o nosso planejamento e nós vamos nos reunir para ver os lados positivos e negativos para cada vez melhorar. Confirmamos, com isso, a nossa parceria com pessoal daProtege, que tem contribuído conosco diuturnamente, principalmente no quesito trocas de informações para a inteligência, dentro dos nossos limites”, informou o coronel Silva Neto.

Em simulação, policiais militares são treinados para atuar em situações complexas
Simulação faz parte do preparo de militares para atuar em situações de risco - Polícia Militar/Governo do Tocantins
Em simulação, policiais militares são treinados para atuar em situações complexas
Comandante-geral da PM, Silva Neto, ressalta benefícios da parceria com a empresa Protege - Polícia Militar/Governo do Tocantins
Em simulação, policiais militares são treinados para atuar em situações complexas
A PM tem preparado seu efetivo para coibir ação criminosa - Polícia Militar/Governo do Tocantins
Em simulação, policiais militares são treinados para atuar em situações complexas
Bope em simulação de ataque à base de guarda de valores em Palmas - Polícia Militar/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Nova Cantu, PR Atualizado às 11h13 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo limpo

Mín. 10° Máx. 24°

Sáb 25°C 11°C
Dom 27°C 13°C
Seg 27°C 15°C
Ter 27°C 18°C
Qua 25°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias