Sexta, 23 de Julho de 2021 19:09
44 99157-4575
Geral Pará

Arena vai incentivar esporte, cultura e turismo no Oeste do Pará

Governo do Estado entrega em Santarém espaço multiuso com capacidade para grandes eventos e 5 mil pessoas

22/06/2021 23h40
Por: Redação Fonte: Secom Pará

Um dos mais modernos espaços esportivos, culturais e de lazer da região, a Arena Estadual do Oeste do Pará foi entregue à população nesta terça-feira (22) pelo governador Helder Barbalho, durante as comemorações pelos 360 anos de fundação de Santarém. A Arena é uma obra do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

"No dia dos 360 anos de Santarém poder entregar uma arena multiuso, que além da prática esportiva será um espaço diferenciado para grandes eventos, certamente fortalece a região Oeste do Estado, com um equipamento de excelência para acolher estas atividades. A Arena com 5 mil assentos é preparada para receber eventos nacionais e internacionais. Certamente representa muito carinho pela população de Santarém", afirmou Helder Barbalho.

Para o prefeito do município, Nélio Aguiar, o novo espaço cultural e esportivo representa a realização de um sonho para a população. “Santarém vem crescendo muito, e precisávamos desse espaço para receber alguns eventos. Temos uma juventude pujante, envolvida em competições fora do nosso Estado, e essa arena vai fortalecer ainda mais o esporte santareno e possibilitar que Santarém seja incluída no calendário de eventos esportivos”, destacou o prefeito.

Durante o evento foi assinada a Ordem de Serviço (OS) para a construção do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar do Pará no distrito de Alter do Chão. A programação incluiu ainda a entrega de cestas de alimentos a 3.468 famílias atingidas pelas enchentes na região.

Houve apresentação de equipes locais de handebol, seguida de um amistoso entre a Seleção Paraense de Futsal e a Seleção do Baixo Amazonas, com duração de 40 minutos. Todos os protocolos sanitários contra a Covid-19 foram realizados, antes e durante os jogos.

“Uma obra de grande importância, primeiro porque Santarém está aniversariando e o governador conseguiu entregar esta obra de grande magnitude. Uma arena multiuso para atender a população e a região do Oeste do Pará. Isso demonstra o compromisso e o carinho que ele tem com o povo santareno”, disse Nivan Noronha, secretário de Estado de Esporte e Lazer.

Dentro dos padrões– A Arena foi erguida em uma área de 5.500 metros quadrados. A obra foi executada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), obedecendo a todos os critérios de segurança. O espaço tem capacidade para eventos esportivos, shows e outros eventos culturais, dentro dos padrões internacionais de infraestrutura.

O espaço tem salas administrativas, banheiros, vestiários, lanchonete, estacionamento, duas bilheterias, recepção, saguão de entrada, setor de apoio ao turista e capacidade para 5 mil pessoas, além de salas voltadas ao atendimento de segurança, saúde e projeto de acessibilidade.

Moradora de Santarém há 21 anos, Nilcirene de Oliveira espera que a população aproveite o espaço. “Era um local onde dava para praticar atividade física, de onde muitos jogadores saíram para se profissionalizar. O que a gente espera é que esse ginásio seja utilizado, embora em tempos de pandemia, por crianças, jovens, adultos. Além de incentivar a cultura e o lazer. Se passaram mais de 10 anos até a entrega. Então, esperamos que a população possa usufruir de tudo isso”, disse a moradora.

Homenagem- O terreno onde foi construída a Arena pertenceu ao América Futebol Clube no período de 1962 a 2012, quando retornou ao patrimônio municipal. Em seguida, foi doado ao Estado. Para homenagear o time tradicional de Santarém há um memorial da equipe de futebol amador, com a história de seus 57 anos .

“A importância para a cidade e para o esporte é que a Arena vai ter atividades para o desenvolvimento dos jovens da região do Oeste do Pará. Eu me sinto honrado, porque esteve sob a minha decisão vender o terreno ou devolver ao município e, consequentemente, doar ao Estado para a construção da Arena. Perpetuar o nome do clube em que eu joguei, sendo campeão em 1965, é uma grande honra”, contou Cristovam Sena.

Empregoe turismo- A obra da Arena também beneficiou diretamente as famílias de 90 profissionais envolvidos, todos de Santarém. Para o arquiteto Rilbe Castro, a “sensação é de dever cumprido. Sempre conversei com nossos colaboradores que isso aqui não é para gente; isso é para os seus filhos”.

A Arena Estadual do Oeste do Pará também é fundamental para incrementar o turismo regional. No comércio a expectativa é grande devido aos eventos de grande porte que a cidade agora pode sediar. “A Arena vai atrair grandes eventos e movimentar o nosso turismo, pois vai abranger tanto a área do esporte, como da cultura, lazer e religiosa. Isso significa um incremento na nossa economia, no aumento do nosso potencial e oferta para o turismo. Agradeço ao governado Helder Barbalho e à Seel, porque quando se dá as mãos para fazer um trabalho em favor da população, o resultado vem”, garantiu Henderson Pinto, secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas. (Bianca Rodrigues - Ascom/Seel).

Por Governo do Pará (SECOM)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias