No último domingo,13, o Brasil perdeu Raul de Souza, um dos maiores trombonistas do mundo, referência no improviso, no jazz e no samba-jazz; além de ter inventado um trombone de quatro válvulas – uma a mais do que no instrumento tradicional. O músico, que tinha 86 anos, deixou um legado merecedor de todas as homenagens. Por isso, o Grupo Curta! apresenta um documentário exclusivo, o curta-metragem “Viva Volta”, de Heloísa Passos.
Com o som do trombone, o filme leva Raul – que, desde a década de 1990, morava na França – de volta a Bangu, bairro do Rio de Janeiro onde nasceu, para dali reconstruir sua trajetória. Em paralelo, também há o reencontro do músico com a cantora Maria Bethânia, em uma verdadeira celebração à música. Raul, no entanto, lamenta não ter obtido o devido reconhecimento como artista em seu próprio país.
O filme pode ser assistido gratuitamente a partir de cadastro no site PortaCurtas.org.br; nas plataformas de streaming Tamandua.tv.br e Curta!On – no NOW ou em CurtaOn.com.br –; ou no próprio canal Curta!, no sábado (19), às 22h20 e no domingo (20), às 14h05. O Curta! pode ser sintonizado nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV.