Um dos mais tradicionais programas do Museu Oscar Niemeyer (MON), Artistas do Acervo, fará duas edições virtuais ainda neste mês. Os diálogos e oficinas, pela plataforma Zoom, serão com as artistas Livia Sofia e Vera Martins, nos dias 16 e 18, respectivamente. As inscrições são gratuitas.
“O acervo é a alma do Museu e este programa nos permite abordar e discutir o seu conteúdo com curadores e professores, o que o torna tão importante”, diz a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika.
“A essência do programa Artistas do Acervo é oferecer um espaço de diálogo entre o público e os artistas, o que aumenta sua importância neste período, quando tem o papel de instigar e motivar os nossos visitantes virtuais”, acrescenta.
PROGRAMAÇÃO–No dia 16, às 15h, a curitibana Livia Sofia apresentará a oficina "Por que a arte é importante para nós?". Além das apropriações e fotografias, a artista se expressa em pinturas, vídeos e instalações.
Em Curitiba, expôs no Museu Alfredo Andersen pinturas em fotografias na individual Ninhos em 2014. Participou da exposição coletiva Origami Curvo, durante a Bienal de Curitiba em 2016. Duas de suas obras “Loading” foram adquiridas em 2018 pelo acervo do MON.
No dia 18, às 10h30, a paulista Vera Martins apresentará a oficina "A desconstrução da pintura". O trabalho da artista pôde ser conferido recentemente no MON, na exposição individual “A Violência sob a Delicadeza”. Com o apoio da Fundação Pollock-Krasner, a mostra reuniu 46 telas e instalações.
Nada no extenso e intenso trabalho de Vera Martins é óbvio. Isso inclui desde os materiais que utiliza até os processos de execução. Sua inspiração é resultante de um perspicaz olhar sobre a natureza humana, sentimentos e sensações. Em sua obra há sempre uma mensagem forte e um sentir profundamente feminino que transforma angústias, percepções e reflexões em arte.
SOBRE O MON–O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina.
No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo e Moinho Anaconda.
Serviço
Programa Artistas do Acervo
Oficina "Por que a arte é importante para nós?"
Com a artista "Livia Sofia"
Data: 16 (quarta-feira)
Horário: 15h
Oficina "A desconstrução da pintura"
Com a artista "Vera Martins"
Data: 18 (sexta-feira)
Horário: 10h30
Plataforma Zoom
Inscrições pelo formulário (bit.ly/ArtistasAcervoJunho)
www.museuoscarniemeyer.org.br