Sábado, 20 de Abril de 2024
11°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Agropecuária Minas Gerais

Projeto vai testar energia agrovoltaica em Minas

Principal atrativo para produtores mineiros é a possibilidade de executar duas atividades ao mesmo tempo e no mesmo espaço

26/05/2021 às 15h16
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:

Uma iniciativa em conjunto vai integrar geração de energia à produção de alimentos. A proposta tecnológica é da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig)e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em parceria com a Cemig. 

Diferente da energia solar convencional, a energia agrovoltaica conta com placas de captação da luz solar posicionadas em alturas maiores, de forma a permitir a realização de atividades agropecuárias sob elas. A altura varia de acordo com a cultura ou criação que se pretende realizar. 

Ainda em fase inicial,o projeto que pretende integrar a geração de energia elétrica (por meio de placas solares) à produção de alimentos será testado em projetos-piloto nos Campos Experimentais da Epamig. 

Em outros países, a combinação de painéis de energia solar com sistemas de produção agrícola gera ótimos resultados. Novidade em Minas, o desafio da pesquisa é identificar quais culturas agrícolas podem ser consorciadas com os painéis de energia e quais arranjos de painéis são mais eficientes para as condições locais.

Implantação

As implantações dos projetos-pilotos iniciais vão ocorrer em seis Campos Experimentais da Epamig. 

No Norte de Minas,  nos municípios de Jaíba, Nova Porteirinha e Leme do Prado. No Centro-Oeste estão previstos projetos-pilotos no município de Prudente de Morais. Já na região Oeste, sistemas com módulos de geração fotovoltaica deverão ser instalados em Patrocínio. Por fim, o município de São João del-Rei, na região Central, também está na lista. 

Segundo o diretor de Operações Técnicas da Epamig, Trazilbo de Paula, a empresa de pesquisa agropecuária mineira terá o papel de instalar unidades-piloto para testar diferentes culturas em diversos arranjos e, em seguida, transferir para os agricultores mineiros tecnologias adaptadas às condições de clima e solo do estado. A dinâmica tende a elevar ainda mais o valor agregado do agronegócio em Minas Gerais.

"O projeto de implantação de energia agrovoltaica oferece uma oportunidade muito interessante para o aproveitamento de áreas mineiras. Produzir alimentos e energia elétrica em um mesmo local é algo realmente inovador. Vamos usar as estruturas dos nossos Campos Experimentais para apresentar aos produtores possibilidades adaptadas a cada microrregião", destaca Trazilbo. 

A possibilidade de executar duas atividades ao mesmo tempo e no mesmo espaço é o principal atrativo para os produtores mineiros. 

Especialistas da Epamig explicam ainda que a implantação desse sistema objetiva reduzir a dependência de fontes não renováveis, como o petróleo e derivados, e trazer uma alternativa interessante para o produtor, com ganhos tanto na parte agrícola quanto na parte de geração de energia fotovoltaica.

A Epamig é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 02h05 - Fonte: ClimaTempo
11°
Tempo limpo

Mín. 10° Máx. 24°

Dom 26°C 12°C
Seg 28°C 15°C
Ter 28°C 17°C
Qua 27°C 19°C
Qui 28°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias