A Comissão Temporária da Covid-19 promove audiência pública nesta sexta-feira (21), às 10h, para debater com especialistas da área da saúde os impactos da infecção de gestantes e lactantes pelo coronavírus. Também serão discutidos os casos de sequelas provocadas pela doença e o aumento da contaminação e da morte de jovens. A audiência será remota e interativa.
Dados do Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19 (OOBr Covid-19) indicam que o número de mortes pelo coronavírus entre grávidas e mães de recém-nascidos aumentou 145,4% em 2021 em relação à média semanal de 2020. Uma das causas apontadas para esse crescimento é a dificuldade no acesso a tratamentos adequados. Segundo o OOBr Covid-19, uma em cada cinco gestantes e puérperas mortas por covid-19 não tiveram acesso a unidades de terapia intensiva (UTIs) e cerca de 34% não foram intubadas.
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), houve um aumento de mais de 1.000% nos registros de mortes por covid-19 entre pessoas de 20 a 29 anos no período entre 4 e 17 de abril deste ano.
Yolanda Pires com supervisão de Patrícia Oliveira
COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR |
---|
Participe: http://bit.ly/audienciainterativa |
Portal e-Cidadania: senado.leg.br/ecidadania |