Quinta, 28 de Março de 2024
20°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Geral Mato Grosso do Sul

Operação Araceli prende 30 condenados por abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Vinte condenados por crimes contra crianças e adolescentes, a maioria por abuso e exploração sexual, foram presos nesta terça-feira (18), durante a...

18/05/2021 às 18h16
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Vinte condenados por crimes contra crianças e adolescentes, a maioria por abuso e exploração sexual, foram presos nesta terça-feira (18), durante a Operação Araceli, desencadeada pela força-tarefa formada por integrantes do Ministério Público Estadual, Polícia Civil e Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

A Operação “Araceli” integra as ações do “Maio Laranja”, mês de combate à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes e para lembrar a data, 128 policiais civis e 150 policiais militares foram às ruas hoje, com o objetivo de dar cumprimento a 27 mandados de prisão e de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Criminal de Campo Grande.

Durante coletiva realizada pela manhã na sede do Ministério Público Estadual, em Campo Grande, o promotor Marcos Alex Vera de Oliveira destacou que o foco da força-tarefa é tirar de circulação pessoas que cometem crimes contra crianças e adolescentes. Segundo ele, nos anos de 2019 e 2020, foram distribuídos 1.667 novos inquéritos policiais, dos quais 78% são voltados para a apuração de crimes contra a dignidade pessoal praticados contra crianças e adolescentes, como os crimes de estupro e importunação sexual.

“Os homens são a maioria dos autores, sendo que destes, 93% mantêm vínculos familiares com as vítimas. Em relação ao perfil das vítimas, 96% são do sexo feminino, sendo que desse percentual, 74% possuem idade entre 6 e 13 anos”, destacou o promotor.

Conforme a delegada Marília de Brito Martins, titular da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), na ação de hoje, além dos mandados de prisão, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos endereços de cada um dos condenados. “Os mandados de busca não foram para buscar provas, mas sim para adentrar a esses imóveis para prender os condenados”, lembrou.

Integração

Presente na coletiva, a delegada-geral Adjunta da Polícia Civil, Rozeman Geize Rodrigues de Paula, destacou a importância da integração entre as polícias e o MP. “Os crimes contra crianças e adolescentes tem muitas particularidades e essa integração, além de tirar os agressores de circulação, impede a prática reiterada, bem como o aumento desse tipo de crime”, pontuou.

Segundo o comandante-geral da PM, coronel Marcos Paulo Gimenez, foram cumpridos 20 dos 27 mandados de prisão. “Nossas equipes, com mais de 80 policiais, foram às ruas há uma semana para realizar os levantamentos que resultaram nesta força-tarefa e neste período deram cumprimento a outros 10 mandados de prisão expedidos em desfavor dos sentenciados”, frisou.

A entrevista coletiva contou também com a presença do diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE) da Polícia Civil, delegado Fabiano Nagata.

Araceli

Batizada de Operação Araceli, a ação lembra o caso da menina brasileira Araceli Cabrera Sánchez Crespo, assassinada em 18 de maio de 1973, aos 8 anos de idade, na cidade de Serra, no Espírito Santo. O corpo da criança foi encontrado somente 6 dias após o crime, desfigurado por ácido e com marcas de violência e abuso sexual. Os acusados pelo crime foram absolvidos e o processo arquivado pela Justiça, fato que instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças.

Joelma Belchior, Sejusp

Foto: Ana Carolina Vasques, Assecom MPMS

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 20h05 - Fonte: ClimaTempo
20°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 26°

Sex 29°C 16°C
Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias