Sexta, 29 de Março de 2024
26°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Tecnologia Google Chrome

Descoberto novo vírus que passa por aplicativo Chrome para roubar dados bancários

Empresa de cibersegurança descobriu um novo software nocivo de Android que se faz passar pelo Google Chrome. Até agora, mais de cem mil usuários de Android foram atacados.

16/05/2021 às 15h33
Por: Redação Fonte: https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/2021051617530003-descoberto-novo-virus-que-passa-por-aplicativo-chrome-para-roubar-dados-bancarios/
Compartilhe:
Descoberto novo vírus que passa por aplicativo Chrome para roubar dados bancários

Os pesquisadores da empresa de segurança cibernética Pradeo descobriram um novo programa malicioso de Android que se faz passar pelo navegador de Internet Google Chrome. Nas últimas semanas, ele se estendeu a centenas de milhares de dispositivos e faz parte de uma campanha de ataque cibernético híbrida para extrair os dados dos usuários.

O ataque começa com uma tática básica de smishing, ou seja, mensagens fraudulentas. Os alvos do ciberataque recebem uma mensagem SMS os informando que devem pagar taxas aduaneiras para que a entrega de um pacote seja liberada.

Se cair na armadilha e clicar, aparece uma mensagem dizendo que o aplicativo Chrome deve ser atualizado. Quando aceitar o pedido, será encaminhado para um sítio malicioso, que contém o aplicativo falso, e o programa será baixado em seu telefone.

Uma vez concluída a suposta atualização, as vítimas são direcionadas a uma página de roubo cibernético para o toque final. Em seguida, os usuários são convidados a pagar uma quantia de um ou dois dólares, o que é apenas uma fachada para coletar informações de seu cartão de crédito.

Pradeo descobriu que, uma vez instalado, o software nocivo envia mais de duas mil mensagens SMS por semana desde os dispositivos infectados. As mensagens são enviadas diária e silenciosamente durante blocos de duas ou três horas. Os números de telefone dos destinatários são aleatórios e não dos contatos das vítimas.

O programa malicioso permanece escondido nos dispositivos móveis, imitando o ícone e o nome do aplicativo oficial Chrome. Até agora, há mais de cem mil usuários de Android atacados, segundo a empresa de cibersegurança.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 11h05 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 28°

Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 26°C 18°C
Qua 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias