Quinta, 18 de Abril de 2024
12°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Cultura Rio Grande do Sul

Ospa e Hique Gomez se unem para homenagear Stravinsky

Após o sucesso da abertura da temporada 2021, no último sábado (8/5), a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), prepara a segunda atração do ano.

14/05/2021 às 15h56
Por: Redação Fonte: Secom Rio Grande do Sul
Compartilhe:
Em “A história do soldado”, Hique Gomez fará a interpretação de três papéis: o narrador, o soldado e o diabo - Foto: Heloiza Averbuck/Divulgação Ospa
Em “A história do soldado”, Hique Gomez fará a interpretação de três papéis: o narrador, o soldado e o diabo - Foto: Heloiza Averbuck/Divulgação Ospa

Após o sucesso da abertura da temporada 2021, no último sábado (8/5), a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), prepara a segunda atração do ano. O concerto de música de câmaraStravinsky 50terá regência do maestro e diretor artístico da Ospa, Evandro Matté, e a participação do músico e ator Hique Gomez, que fará a narração da história.

O público é convidado a assistir a transmissão ao vivo no sábado (15/5), às 17h, pelocanal da orquestra no YouTubee pela plataforma#CulturaEmCasa, gratuitamente. Por enquanto, as apresentações da Ospa não têm público presencial.

O programa é dedicado inteiramente à obraA história do soldado, de Igor Stravinsky (1882-1971). Em 6 de abril de 2021, completaram-se 50 anos da morte do compositor russo, um dos nomes mais influentes da música no século 20, consagrado autor dos balésO pássaro de fogo,Petrushka eA sagração da primavera.

O compositor

Stravinsky compôsA história do soldado a partir do texto do escritor suíço Charles-Ferdinand Ramuz, em 1918. Conforme a partitura original, a obra será executada por um grupo de sete músicos, com os naipes de corda (violino e contrabaixo), sopro (clarinete, fagote, trompete e trombone) e percussão, além do maestro e do narrador.

Segundo Matté, é um trabalho famoso pelos desafios técnicos: “É uma obra muito difícil, costuma ser prova de concurso para maestro e para instrumentistas. Apesar de ser composta para um grupo reduzido, de câmara, tem todos os elementos da história do Stravinsky e mostra o seu talento para retirar o máximo da possibilidade de cada instrumento”.

Concebido como um espetáculo cênico-musical,A história do soldado já foi exibida em palcos de todo o mundo e protagonizada por Sting, Jeremy Irons e Roger Waters. Na montagem da Ospa, a ambientação será garantida por uma iluminação especial a cargo de Heloiza Averbuck.

A obra alerta para os perigos da ganância ao contar a história de um soldado que vende a alma (simbolizada por um violino) ao diabo. Caberá a Hique Gomez a interpretação de três papéis: o narrador, o soldado e o diabo. Além disso, o próprio artista traduziu e adaptou a história aos dias de hoje – com direito a referência aos Rolling Stones e à Uruguaiana. Embora Evandro e Hique já tenham mostrado este trabalho em festivais internacionais de música, como os de Pelotas e de Belém do Pará, é a primeira vez que o apresentam com a Ospa.

Hique Gomez

Famoso criador do espetáculoTangos & tragédias, ao lado de Nico Nicolaiewsky (1957-2014), Hique é um admirador declarado da Ospa. Em 2018, apresentou junto à orquestra o espetáculo “A Ospa vai à Sbórnia”. Antes disso, exercia uma função pouco conhecida: de 2011 a 2018, era o responsável por gravar os concertos da orquestra. “Foi a universidade de música que eu nunca fiz. Adquiri um conhecimento do repertório e entendi o valor de se ter uma orquestra desse calibre numa cidade como a nossa”, comenta o artista.

Os concertos da Temporada 2021 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Banrisul e Alibem. Apoiadores da temporada artística: Dufrio e Sulgás. A realização é da Fundação Ospa e Fundação Cultural Pablo Komlós.

A orquestra

A Ospa se apresenta todos os sábados, às 17h. Em função da pandemia de Covid-19, os primeiros concertos da temporada 2021 são com grupos de câmara, ou seja, reúnem menos instrumentistas do que a orquestra completa. Também por este motivo, as apresentações na Sala de Concertos da Casa da Ospa ainda não têm previsão de receber público presencial.

SERVIÇO

O quê:Stravinsky 50
Quando:sábado (15/5), às 17h
Como assistir:ao vivo, gratuitamente, pelocanal da Ospa no YouTubee pela plataforma#CulturaEmCasa
Duração:1h05

PROGRAMA

Igor Stravinsky (1882-1971)
A história do soldado

Parte 1
Marcha do soldado
Pequenas melodias junto ao córrego
Marcha do soldado (reprise)
Pastoral
Pequenas melodias junto ao córrego (reprise)
Pequenas melodias junto ao córrego (reprise)

Parte 2
Marcha real
Pequeno concerto
Três danças (tango, valsa, ragtime)
Dança do diabo
Pequeno coral
Canção do diabo
Grande coral
Marcha triunfal do diabo

APRESENTAÇÃO

Ospa
Evandro Matté (Regência)
Hique Gomez (Narração)
Violino | Leonardo Bock
Contrabaixo | Eder Kinappe
Clarinete | Diego Grendene
Fagote | Ange Bazzani
Trompete | Tiago Linck
Trombone | José Milton Vieira
Percussão | Guenther Andreas

Música de Igor Stravinsky
Letra: Charles-Ferdinand Ramuz
Tradução e adaptação: Hique Gomez
Iluminação: Heloiza Averbuck
Direção artística: Evandro Matté

Texto: Luíza Piffero/Ascom Ospa
Edição: Vitor Necchi/Secom

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 08h07 - Fonte: ClimaTempo
12°
Tempo limpo

Mín. Máx. 24°

Sex 24°C 11°C
Sáb 25°C 12°C
Dom 27°C 14°C
Seg 28°C 16°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias