Na manhã desta quarta-feira (12), o governador Wellington Dias participou vitualmente de uma reunião organizada pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, com o tema “Articulação Nordeste: arranjo regional para política de fomento à cultura”. O evento faz parte dos encontros denominados Expresso 168, que ocorrem desde 2013 e reúnem gestores, produtores e artistas para debater a política cultural como espaço permanente de diálogo.
“Liderada pela deputada Alice Portugal, participei de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, na Comissão da Cultura. Decidimos que vamos fazer um apelo ao presidente da República por meio do Consórcio Nordeste, Consórcio da Amazônia, Consórcio do Centro-Oeste e Fórum dos Governadores. Também vamos tentar conversar com o ministro do Turismo, o secretário Nacional da Cultura e o Ministro da Fazenda na perspectiva de termos a promulgação sem veto dessa nova etapa da Lei Aldir Blanc, importantíssima para a cultura brasileira. No momento em que esse setor de teatro, cinema e arte é um dos mais prejudicados, essa lei veio para ajudar. Só no Piauí, foram R$ 37 milhões e 1.220 projetos”, destacou Dias.
O governador salientou ainda a apresentação que fez durante a reunião com os deputados. “Fiz uma apresentação como presidente do Consórcio Nordeste sobre nossas metas e vamos trabalhar os nove estados do Nordeste de forma integrada, com a câmara integrada da cultura com a organização do fundo da cultura nordeste, mapeando nossa rede de eventos e equipamentos públicos disponíveis”, explicou.
O evento atendeu um requerimento da deputada baiana Alice Portugal e contou ainda com a presença do representante do Ceará, Fabiano Piúba; representante de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto; e representante da Secretaria de Cultura da Bahia.