A Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), em meio à segunda onda da pandemia da Covid-19, por meio de suas unidades, continua prestando atendimento ao público de forma remota.
O Centro de Memória da Bahia (CMB), que é responsável pelo Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia (MGRB) e pela Casa Afrânio Peixoto (CAP), vem mantendo o atendimento à pesquisa e acesso aos seus acervos de forma remota. A unidade da FPC continua ofertando serviços por meio de lives. Além de disponibilizar mais de 57 mil documentos para consulta on-line do acervo documental, podendo ser acessadaaqui. Outro conteúdo digital acessível ao público é oDicionário Biográfico-Histórico da Bahia(DBHB).
O Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB) disponibiliza de forma remota os serviços de emissão de certidões e autenticação de cópia de documentos custodiados, a exemplo de ocorrências policiais e de laudo de exame pericial, bem como orientação técnica aos órgãos e entidades da administração pública estadual e aos Arquivos Públicos Municipais. Para solicitar um atendimento, o(a) pesquisador(a) precisa acessar osite da FPCe preencher os formulários disponíveis. As visitas guiadas, atividades educativas e atendimentos presenciais permanecem suspensos. Outra ferramenta disponibilizada pelo APEB é osistema AtoM, que visa promover a difusão dos documentos e fornecer elementos de descrição, em diversos níveis, permitindo ao usuário acessar documentos digitalizados pela unidade.
Já as Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia não estão prestando serviços presenciais. As unidades estaduais continuam disponibilizando, mensalmente, a programação cultural virtual nosite da FPC, e o serviço de renovação de empréstimo de livros pode ser feito de forma virtual utilizando o Sistema Pergamum. Além disso, a FPC está realizando a atualização docadastro das bibliotecas estaduais e municipais da Bahia.
A coordenação daBiblioteca Virtual Consuelo Pondé (BVCP)reúne e disponibiliza informação por meio da inclusão digital e aborda temas que têm como finalidade entender um pouco mais a história e a cultura baiana através das diversas linguagens artísticas e culturais. A BVCP reúne conteúdos sobre o 2 de Julho, Dossiê Indígena, Ditadura e censura no Brasil, Revolta dos Búzios, Experiências Quilombolas, entre outros temas.
Fonte: Ascom/FPC