Quinta, 18 de Abril de 2024
14°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Geral Espírito Santo

Combate à Covid-19 no sistema prisional ganha destaque em publicação nacional

Documento do Depen que aborda a saúde no sistema prisional reconhece o êxito das medidas adotadas pelo Espírito Santo.

07/05/2021 às 19h01
Por: Redação Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

Os procedimentos adotados no Espírito Santo para o enfrentamento da Covid-19 nos presídios são exemplos de boa prática e ganharam destaque em publicação do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), uma revista do órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. A experiência está relatada no dossiê “Saúde no sistema prisional: política pública, assistência à saúde e a pandemia do Covid-19”.

O artigo apresenta os protocolos de prevenção e tratamento, que juntos à testagem e à suspensão das visitas, permitiram ao Estado manter o controle da doença entre presos e servidores. Além da experiência capixaba, a publicação traz relatos sobre as ações em outros estados e do próprio Departamento Penitenciário Nacional, buscando dar visibilidade aos mecanismos de promoção, prevenção e assistência à saúde.

O secretário de Estado da Justiça, Marcello Paiva de Mello, destaca que as ações adotadas garantiram o atendimento e encaminhamento dos casos suspeitos e positivos. “A Sejus concentrou esforços para garantir a saúde dos servidores, dos internos, seus familiares e demais envolvidos. Alguns momentos exigiram medidas mais restritivas, em outros pudemos flexibilizar, autorizando o retorno das visitas e do trabalho externo. Todas as ações foram realizadas com transparência“, destaca o secretário.

Atuação da Sejus contra a Covid-19

Em março de 2020, a Secretaria da Justiça (Sejus) elaborou um protocolo com diretrizes de cuidado com a saúde e higiene dentro das instalações. Para diminuir o fluxo de pessoas nas unidades prisionais e evitar chances de contágio do novo Coronavírus (Covid-19) nos presídios, a Secretaria passou a fazer o credenciamento de familiares por meio eletrônico.

Os profissionais da área de saúde que atuam no sistema prisional receberam as orientações necessárias sobre o vírus, por meio de capacitações, e atuaram como multiplicadores do assunto para os demais servidores e internos. Houve reforço da limpeza das unidades e dos equipamentos operacionais utilizados. Além disso, a Sejus realizou um inquérito sorológico, a fim de levantar dados epidemiológicos e a prevalência da doença nos presídios.

A assistência à saúde para pessoas privadas de liberdade é um direito previsto na Constituição Federal e na Lei de Execução Penal. Todas as unidades prisionais que contam com atendimento médico e celas de isolamento foram delimitadas em todas as unidades para acompanhamento dos apenados com sintomas gripais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Nova Cantu, PR Atualizado às 19h52 - Fonte: ClimaTempo
14°
Tempo limpo

Mín. Máx. 24°

Sex 24°C 11°C
Sáb 25°C 12°C
Dom 27°C 14°C
Seg 28°C 16°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias