Quinta, 28 de Março de 2024
19°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Geral Espírito Santo

Modelo de gestão do Governo é tema de palestra em Santa Teresa

A subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, falou sobre o programa que amplia a capacidade de entregas da gestão estadual.

07/05/2021 às 19h01
Por: Redação Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Ana Paula Furtado/Prefeitura de Santa Teresa
Foto: Ana Paula Furtado/Prefeitura de Santa Teresa

O modelo de gestão do Governo do Espírito Santo, que com o Programa Realiza+ amplia a capacidade de entregas para a sociedade capixaba, foi tema da palestra ministrada nesta sexta-feira (07), na Prefeitura de Santa Teresa, pela subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi.

Segundo o prefeito de Santa Teresa, Kleber Medici da Costa, o evento faz parte de um ciclo de palestras que a prefeitura vem realizando, semanalmente, com temas relevantes para a condução dos trabalhos desenvolvidos pelas secretariais municipais. A primeira palestra assistida pelo prefeito e secretários do órgão foi sobre licitação.  

Acompanhada da gerente de Projetos Estruturantes da SEP, Ana Lúcia Pansini, a subsecretária falou, entre outros aspectos, sobre o ciclo da gestão estratégica do Governo a partir do Planejamento Estratégico, coordenado pela Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), por meio da Subsecretaria de Planejamento e Projetos, onde funciona o Escritório de Projetos do Governo. Do mesmo ciclo fazem parte as audiências públicas para elaborações do Plano Plurianual (PPA) e dos orçamentos anuais da administração estadual.

Alta gestão

Com o Planejamento Estratégico, atualizado anualmente, o Governo define sua carteira de projetos prioritários, alinha e integra a equipe de gestão para acelerar o alcance de resultados. Joseane Zoghbi destacou a importância do comprometimento de toda a alta gestão do Governo Renato Casagrande nesse trabalho, o que segundo ela, “tem favorecido a ampliação das entregas que geram impacto positivo na vida da população.”

O Planejamento Estratégico para o período de 2019-2022 teve como base o ES 2030 - planejamento de longo prazo do Estado -, o Programa de Governo, bem como diagnósticos, análises e reuniões com a equipe de Governo, iniciadas no primeiro dia da atual gestão.

O Programa de Gestão para Resultados Realiza+, que gerencia e monitora as ações estratégicas de Governo por meio de programas e projetos oriundos do Planejamento Estratégico, também foi apresentado ao prefeito e secretários municipais.

Esse programa, que havia sido criado em 2012, a partir de 2019 foi ampliado, fortalecendo o Escritório de Projetos do Governo, que trabalha com base na Gestão Orientada para Resultados (GEOR) e nas boas práticas doProject Management Body of Knowledge(PMBOK).  Entre as premiações e reconhecimento obtidos pelo Escritório de Projetos estão o de Menção Especial como Destaque em Gestão para Resultados do Prêmio Inoves 2013; vencedor do Prêmio Melhores Práticas em Gestão para Resultados do Instituto Publix Consad 2013; Prêmio PMO do Ano, da Revista Mundo PM: finalista nos anos 2012 e 2017; Prêmio PMO do Ano, da Revista Mundo PM: vencedor em 2013; Prêmio Projeto Inovador do Ano, da Revista Mundo PM: vencedor em 2014, com o Programa Reconstrução ES.

Áreas estratégicas

Garantindo a atualização e integridade das informações como prazo, custo, escopo e qualidade dos programas e projetos, por meio do Realiza+ o Governo amplia sua capacidade de realizações em nove áreas estratégicas: Segurança em Defesa da Vida; Educação para o futuro; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Saúde Integral; Agricultura e Meio Ambiente; Desenvolvimento econômico; Infraestrutura para Crescer; Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; Gestão Pública Inovadora.

“O compartilhamento de conhecimentos e experiências entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Santa Teresa representa reconhecimento da qualidade do Programa de Gestão para Resultados do Governo Estadual”, ressalta Joseane Zoghbi. Ela destaca também a importância da profissionalização do setor público, “sobretudo, na esfera municipal, que é onde a política pública se materializa.”

O prefeito Kleber Medici também destacou a importância do intercâmbio entre Estado e município para o que definiu como contínua formação da equipe técnica municipal. “Depois de um início de muito trabalho e organização administrativa, chegamos na fase de capacitar ainda mais nossa equipe, com o objetivo de melhorar a gestão pública”,  disse Medici.

Modelo de gestão do Governo é tema de palestra em Santa Teresa
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Modelo de gestão do Governo é tema de palestra em Santa Teresa
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Modelo de gestão do Governo é tema de palestra em Santa Teresa
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Modelo de gestão do Governo é tema de palestra em Santa Teresa
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 08h06 - Fonte: ClimaTempo
19°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 26°

Sex 29°C 16°C
Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias