
Celebrado internacionalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 23 de abril, o Dia da Língua Inglesa – em homenagem à data tomada como de nascimento e morte de William Shakespeare – marca um momento importante para discussões sobre a melhoria do ensino de inglês. Neste contexto, o Observatório para o Ensino da Língua Inglesa, fruto do programa Skills For Prosperity, conjunto de ações globais do governo britânico de apoio ao crescimento social e redução da pobreza, surge como plataforma fundamental para a disseminação de informações para professores, gestores e demais profissionais da educação. O acesso aos conteúdos é gratuito e está disponível em www.inglesnasescolas.org
O Observatório – que está sendo viabilizado pelo governo do Reino Unido e desenvolvido pelo British Council no Brasil – reúne estudos, pesquisas acadêmicas, dados e notícias sobre o setor. O objetivo é fomentar debates, compartilhar experiências e contribuir para melhorar a estruturação do ensino do idioma no Brasil.
Equidade de gênero e inclusão social
Além de ser atualizado com publicações e pesquisas de âmbito nacional do British Council e organizações parceiras, o Observatório também está promovendo conteúdos sobre equidade social e de gênero no âmbito do ensino de inglês. Vale ressaltar que o ensino da língua inglesa se tornou obrigatório a partir dos Anos Finais do Ensino Fundamental com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – a obrigatoriedade passou a valer a partir de 2020.
Segundo a pesquisa “Demandas de aprendizagem de inglês no Brasil”, realizada pelo British Council em 2013, apenas 5,1% da população com 16 anos ou mais declarou ter algum conhecimento de inglês.
Programa do governo britânico
O Observatório para o Ensino da Língua Inglesa é uma das ações do programa Skills for Prosperity, iniciativa do governo do Reino Unido que tem o objetivo de auxiliar na diminuição da pobreza e promover o desenvolvimento econômico sustentável e a igualdade de gênero nos países parceiros.
A língua inglesa é entendida como uma habilidade-chave para melhores condições de vida e empregabilidade; desta forma, o Programa visa democratizar o acesso ao ensino de qualidade da disciplina nas escolas públicas. As ações do Skills for Prosperity envolvem incidência na política nacional e regulatória para o ensino de inglês, na produção de materiais didáticos e na formação de professores, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CEFR), além do desenvolvimento do Observatório para o Ensino da Língua Inglesa (inglesnasescolas.org).
No Brasil, o Skills for Prosperity é implementado por um consórcio de quatro organizações sem fins lucrativos e liderado pela Fundação Lemann, incluindo a Associação Nova Escola, Instituto Reúna e British Council.