Terça, 23 de Abril de 2024
°

Pet Placebo

Medicina alternativa e o placebo em animais de estimação

Um veterinário cético analisa as evidências da medicina alternativa para animais de estimação e conclui que é principalmente placebo.

21/04/2021 às 10h50
Por: Redação Fonte: https://universoracionalista.org/medicina-alternativa-e-o-placebo-em-animais-de-estimacao/
Compartilhe:
Medicina alternativa e o placebo em animais de estimação

Por Harriet Hall
Publicado na Science-Based Medicine

Ela acha que está ajustando as subluxações do cavalo. Ela não está; ela está praticando a medicina placebo. A medicina alternativa é aceita por muitos humanos, mas não podemos esquecer que ela também é imposta a seus animais de estimação. O veterinário Brennen McKenzie prestou um grande serviço a cães e gatos em todos os lugares, compilando “a verdade sobre a medicina alternativa em animais” e publicando-a com o título Placebos for Pets? (e português: placebos para animais de estimação?). A medicina animal e a humana são iguais, mas ainda sim distintas. Ambas se sustentam em evidências científicas, se desenvolvem a partir da mesma ciência básica, estudam os mesmos assuntos como anatomia e fisiologia e têm muito mais em comum. Mas os humanos não são ratos (embora algumas pessoas sejam conhecidas por chamar outras de ratos). E os animais não são iguais. O que cura um elefante pode matar um coelho. A aspirina causa defeitos congênitos em camundongos, mas não em humanos. Cavalos não têm vesícula biliar. Não é válido extrapolar os resultados de estudos em uma espécie para outra espécie.

A ciência humana e a veterinária são interdependentes. Os estudos em animais frequentemente precedem os estudos clínicos em humanos; eles podem fornecer informações valiosas, mas não uma orientação clínica confiável. Os veterinários são forçados a confiar em estudos humanos porque são mais abundantes e poucos ou nenhum estudo pode ter sido feito nas espécies que desejam tratar.

O Dr. McKenzie escreveu para a Science-Based Medicine e tenta fazer pelos animais o que o site da SBM tenta fazer pelos humanos, não apenas para fornecer avaliações baseadas na ciência de tratamentos e alegações, mas para ensinar aos leitores os princípios da ciência e ajudá-los a aprender a fazer suas próprias avaliações críticas de alegações. Ele ressalta que os veterinários passam tanto ou mais tempo interagindo com pessoas quanto com animais. Isso me lembra um pediatra que conheci certa vez e que dizia que a boa pediatria consiste na negligência benigna aos filhos e no apoio emocional aos pais. Cães e gatos não podem ler este livro, mas seus donos podem aprender com ele, se quiserem.

Mas alguns deles se recusarão a aprender. McKenzie relata uma situação com uma cliente que tinha certeza de que a dor de seu cachorro havia desaparecido quase completamente com a homeopatia e a acupuntura. Quando ele disse que o cachorro não suportava o peso da perna e chorou ao ser tocado, ela ficou com raiva. Outro cliente acreditava no diagnóstico de um curandeiro de energia de que a tosse de seu cachorro era devido à leucemia. Todos os testes foram negativos e a tosse foi curada com antibióticos. A cliente recusou-se a acreditar que o curandeiro pudesse estar errado: ela estava convencida de que o curandeiro havia diagnosticado corretamente a leucemia antes que ela pudesse aparecer em qualquer teste, e então a curou com homeopatia.

Crenças como essas podem prejudicar diretamente os animais.

McKenzie estabelece uma base sólida explicando como somente a ciência pode nos dar respostas confiáveis ​​e como a medicina complementar e alternativa (MCA) se baseia em anedotas, filosofias difusas e sistemas de crenças, em vez de estudos científicos confiáveis ​​e baseados na realidade. Ele explica como os donos de animais são enganados por crenças metafísicas. Alguns veterinários da MCA afirmam que podemos influenciar o mundo por meio de nossos pensamentos e que podemos causar doenças em nossos animais de estimação com nossos pensamentos e sentimentos. Eles dizem que os aspectos físicos da doença são secundários, se é que têm alguma importância; e que, para serem eficazes, os praticantes devem criar um estado de cura com seus próprios campos de energia. McKenzie rejeita tal absurdo; ele está firmemente alicerçado na realidade.

Ele aborda a homeopatia, acupuntura, terapias manuais como quiropraxia e massagem, fitoterapia (a MAC mais promissora, mas também a mais potencialmente perigosa), suplementos dietéticos e nutrição alternativa e, em seguida, dedica outro capítulo a várias outras práticas de MAC, como aromaterapia, prata coloidal, terapia a laser frio/de baixa intensidade, ventosaterapia e muitos outras. Um que era novo para mim, mas aparentemente goza de amplo uso nos círculos veterinários, é o composto Yunnan Baiyao. A pesquisa sobre esse remédio à base de plantas é quase sempre negativa e não está claro se ele é seguro. Ele desmascara uma série de mitos sobre nutrição, dietas cruas, OGMs etc. e brinca que, embora os gatos prosperem com uma dieta de ratos crus, ele não a recomenda aos leitores de seu livro! Ele fornece um auxílio visual útil para determinar se seu gato ou cachorro está com um peso saudável – ou abaixo ou acima do desejável. Ele fornece muitas ilustrações, algumas das quais me diverti muito: uma quiroprática iludida apoiada sobre o dorso de um cavalo na crença de que ela está “ajustando” suas subluxações espinhais, um cachorro usando várias agulhas de acupuntura em seu bumbum e um rabugento gato sendo submetido a uma terapia a laser frio.

Ele fornece uma nova abordagem sobre algumas questões antigas. Ele ressalta que uma dieta baixa em carboidratos significa uma dieta rica em gorduras e/ou proteínas. Ninguém oferece medicina verdadeiramente “holística” que trate de tudo em um paciente; eles abordam apenas as coisas que consideram importantes. “Natural”? “Não há virtualmente nada na medicina que não envolva algum esforço ou alteração de materiais naturais por humanos”. Naturopatia? Pouca substância real.

Ele diz que o conceito de desintoxicação (detox) “mistura livremente pedaços da realidade e da ciência com suposições não comprovadas e mitos absurdos para criar uma bobagem ‘tóxica’ que pode nos induzir ao uso irracional ou inadequado de medicamentos fitoterápicos”.

McKenzie faz as mesmas três perguntas simples sobre qualquer tratamento, seja alternativo ou convencional:

  1. O que é?
  2. Funciona?
  3. É seguro?

Ele oferece sua Lei de McKenzie: se não tem efeitos colaterais, não está fazendo nada. Ele aponta que um tratamento que é considerado eficaz para muitas condições diversas provavelmente não é realmente eficaz para nenhuma delas. Ele oferece uma conclusão com uma “moral da história” para cada remédio que aborda. Ele diz que a homeopatia é baseada em ideias que não são compatíveis com os princípios científicos estabelecidos. Embora ele seja treinado em acupuntura e a pratique, ele chama isso de “principalmente um placebo”. (Ele a oferece somente depois de educar os clientes e obter um consentimento verdadeiramente informado; ele sabe que os placebos podem fazer os animais se sentirem melhor, mas não melhoram realmente sua saúde). Sua linguagem é circunspecta, cheia de nuances e geralmente educada, mas ele não hesita em chamar o Reiki de “completa tolice”.

As pessoas dizem que os animais não respondem aos placebos, mas não precisam. Seus proprietários respondem por eles e ele explica detalhadamente como isso pode acontecer.

Algumas coisas que aprendi

A discussão das evidências dos prós e contras da castração de cães e gatos foi completa e esclarecedora. Eu sabia que cavalos não têm vesícula biliar, mas agora eu entendo a lógica (falha) dos acupunturistas para enfiar agulhas no meridiano da vesícula biliar de um cavalo (não é uma entidade física, mas um conceito metafísico!). Apesar de suas dietas serem quase exclusivamente de bambu, os pandas gigantes são carnívoros. Cães e gatos não precisam de carboidratos, mas podem usá-los perfeitamente como fonte de calorias. Comer grama é um comportamento normal, não uma tentativa de automedicação. Um uso histórico da maconha era: “tome um comprimido disso todas as manhãs de frente para o sol e depois de 100 dias verá fantasmas”.

Conclusão: um excelente recurso

Eu recomendo altamente este livro. Vale a pena ler, mesmo se você não tiver um animal de estimação. É bem escrito e fácil de ler, com explicações claras fornecidas em tom coloquial. McKenzie respeita os tratamentos mais questionáveis ​​e descreve as descobertas positivas da pesquisa, embora aponte suas falhas. Ele fornece referências exaustivas, incluindo todos os clássicos artigos, estudos e livros céticos, bem como todos os estudos pertinentes publicados na literatura médica e veterinária. É um compêndio útil de informações sobre medicina alternativa para animais e ensina os leitores a descobrir por si próprios se podem acreditar em alguma nova alegação médica.

Se alguém tivesse acesso aos pensamentos dos animais, poderia dizer a você que os cães, gatos e outros animais de estimação do mundo são muito gratos e gostariam de agradecer ao autor. Certa vez, interpretei uma vidente de estimação em um jogo de RPG (foi muito divertido e fácil de inventar coisas. “Bichana me disse que ama você e sentar em seu colo a lembra de sua mãe – e da melhor e mais cara marca de comida – e ela quer que você compre este livro!”). Como sei que os animais não sabem ler ou falar por si próprios, falarei por eles: obrigado, Brennen McKenzie, por este livro e por todo o seu trabalho árduo e raciocínio claro!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Atualizado às 21h00 - Fonte: ClimaTempo
°

Mín. ° Máx. °

Qua °C °C
Qui °C °C
Sex °C °C
Sáb °C °C
Dom °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias