Quinta, 25 de Abril de 2024
28°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Geral Paraná

Grupo de acolhimento da UEL cuida da saúde mental de imigrantes

O grupo reúne-se desde o dia 6 de abril às terças-feiras, às 19 horas, e aos sábados, às 10 horas, com imigrantes, principalmente bengaleses, venez...

17/04/2021 às 12h56
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Proporcionar um ambiente de escuta acolhedor para a saúde mental de imigrantes que moram na região de Londrina. Esse é o objetivo do Grupo de Acolhimento e Escuta Psicológica, promovido pelo Departamento de Psicologia e Psicanálise, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), em parceria com a Caritas Internacional.

O grupo reúne-se desde o dia 6 de abril às terças-feiras, às 19 horas, e aos sábados, às 10 horas, com imigrantes, principalmente bengaleses, venezuelanos e haitianos, em um ambiente de escuta compartilhada e acolhedora.

De acordo com a professora do Departamento de Psicologia e Psicanálise Deborah Klajnman, o grupo surgiu da triste realidade constatada em Londrina e região: a ausência de ambientes de escuta para essas populações. “Já evidenciamos que essas populações estão descobertas dessas ações. Agora, com a pandemia e a necessidade de isolamento social, esses grupos estão ainda mais isolados”, comenta.

Deborah afirma que, em sua maioria, os trabalhadores que compõe o grupo atuam em setores específicos. Parte importante dos imigrantes bengaleses, por exemplo, trabalha em frigoríficos, onde usam o método “halal” para abate de aves, exigido pelos países de religião islâmica para consumo da carne.

No entanto, para além de guiar-se por características comuns desses imigrantes, o grupo procura acolhê-los em sua singularidade. “Procuramos ouvi-los como indivíduos, com todas as suas complexidades. Devem ser tratados e considerados como pessoas, além da suas condições de imigrantes e refugiados”.

FOCO- Devido às características do grupo, não é possível a participação de demais interessados, para garantir um foco específico ao trabalhar com essas pessoas. “Criamos, também, um grupo no Whatsapp com os envolvidos, que, por enquanto, são poucos, pois não é muito fácil conseguir chegar nesse público”, afirma a pesquisadora.

Com encontros de 1h30 de duração, o grupo conta com a participação de seis estagiários dos 4º e 5º anos de Psicologia, divididos em três grupos que dão conta dos atendimentos às terças-feiras e sábados. A intenção é criar uma rede que englobe atendimento psicológico e psicanalítico a outras especialidades.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Nova Cantu, PR Atualizado às 15h05 - Fonte: ClimaTempo
28°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 28°

Sex 29°C 18°C
Sáb 30°C 19°C
Dom 30°C 19°C
Seg 30°C 20°C
Ter 31°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias