Nosso grupo do WhatsApp WhatsApp
Quarta, 19 de Maio de 2021 00:26
44 99157-4575
Geral Tocantins

Naturatins e prefeitura iniciam construção da nova sede da Área de Proteção Serra do Lajeado

Inauguração prevista para o mês de maio, a nova sede da Unidade vai abrigar técnicos do Naturatins, Sefaz e Adapec, além dos brigadistas

16/04/2021 18h06
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins - Cleide Veloso
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em parceria com a Prefeitura de Lajeado, inicia a construção da nova sede da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado que, além dos servidores e equipe brigadista do Instituto que atuam na Unidade, vai abrigar técnicos da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). A sede da Unidade de Conservação (UC) também será um espaço para ações de educação ambiental e servirá como ponto de apoio de estagiários das universidades e agentes de fiscalização das instituições de todas as esferas.

Após a construção do viveiro e o início do cultivo de mudas de espécies nativas, para distribuição e plantio no período chuvoso do final deste ano, nesta sexta-feira, 16, começa a ser erguida a estrutura da nova sede administrativa da APA Serra do Lajeado, que tem previsão de inauguração no próximo mês de maio, em celebração ao aniversário da Unidade de Conservação e do município de Lajeado.

De acordo com a supervisora da Área de Proteção Ambiental, Camilla Muniz, a parceria entre o Estado e o município visa fortalecer as ações da UC e reunir uma equipe interinstitucional, para facilitar o contato com proprietários de terras na área e ampliar as relações com esses produtores da APA Serra do Lajeado.

“Estamos oferecendo uma destinação aos serviços ambientais, para as madeiras que estão sendo utilizadas na construção da estrutura da APA, além do material e do apoio da mão de obra do Município. As madeiras foram doadas pelo Naturatins e são oriundas do pátio de apreensões do Instituto, onde são depositados os materiais recolhidos em operações de fiscalização e repressão ao crime contra o meio ambiente. Agora, estarão de volta à serviço da natureza”, destaca Camilla Muniz.

“A previsão é de que a Unidade seja inaugurada no início do mês de maio, para abrigar uma equipe interinstitucional que vai aproximar os proprietários de terra, facilitar o intercâmbio de informações entre os órgãos e acompanhar o encaminhamento das propostas de diferentes segmentos ao Conselho Deliberativo da APA”, reitera a supervisora.

Para a secretária de Meio Ambiente e Turismo de Lajeado, Lenizia Costa, “além de fortalecer e ampliar o contato com o produtor, a nova estrutura e o apoio técnico têm a expectativa de aumentar a produção de mudas para distribuir aos proprietários de terras, que precisam de suporte na restauração da vegetação nativa. Com essa parceria, ainda vamos construir outras estruturas de apoio, como uma passarela que já está em fase de planejamento”, adianta.

No último dia 5, após a ampliação do viveiro da APA Serra do Lajeado, o cultivo das mudas de espécies nativas começou a receber o reforço da equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo do município, por meio da parceria prevista no Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Naturatins e a Prefeitura de Lajeado.

Edição: Lenna Borges

Revisão Textual: Marynne Juliate

A inauguração da nova sede da APA está prevista para o mês de maio - Naturatins/Governo do Tocantins
A inauguração da nova sede da APA está prevista para o mês de maio - Naturatins/Governo do Tocantins - Foto: Naturatins/Governo do Tocantins
A equipe interinstitucional vai ampliar o contato com os produtores da APA - Naturatins/Governo do Tocantins
A equipe interinstitucional vai ampliar o contato com os produtores da APA - Naturatins/Governo do Tocantins - Foto: Naturatins/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias