Sexta, 26 de Abril de 2024
18°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Geral Paraná

Reservatório da PCH Bela Vista já está formado

Empreendimento da Copel no Rio Chopim, entre os municípios de Verê e São João, no Sudoeste do Paraná, vai produzir energia elétrica para 100 mil pe...

16/04/2021 às 15h15
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Foi concluído o processo de enchimento do reservatório da Pequena Central Hidrelétrica Bela Vista, instalada pela Copel no Rio Chopim, entre os municípios de Verê e São João, no Sudoeste do Paraná. Estão sendo investidos R$ 224 milhões no empreendimento, que terá 29,8 MW de capacidade instalada e vai produzir energia elétrica para 100 mil pessoas.

O reservatório ocupa uma área de 266 hectares. Deste total, 177 hectares já eram calha do rio e 89 hectares correspondem à área alagada. Ao redor de toda a represa será mantida uma faixa de 100 metros de vegetação compondo a área de preservação permanente.

Parte da água do reservatório já está vertendo por cima da barragem, conforme previsto em projeto. Agora, os trabalhos concentram-se na conclusão da montagem dos equipamentos na casa de força da PCH, que abriga os conjuntos de turbinas e geradores. Nas próximas semanas, serão realizados os testes pré-operacionais das unidades geradoras de energia. 

Também estão em andamento as obras de instalação da linha de distribuição em alta tensão (138 mil volts), com 18 quilômetros de extensão, que vai levar a energia a ser gerada na PCH até a subestação Dois Vizinhos.

NOVA PONTE -Com a formação da represa, a travessia sobre o Rio Chopim na área do reservatório deixou de ser feita por balsa e, agora, acontece pela nova ponte, construída também pela Copel, e que faz a integração entre os municípios de Verê e São João. O tráfego está liberado inicialmente para veículos leves, das 7h30 às 18h, período em que funcionava a balsa. Quando a usina iniciar a operação, a passagem na ponte será liberada para todos os veículos e sem restrição de horário.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 06h04 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

Sáb 30°C 19°C
Dom 31°C 19°C
Seg 30°C 20°C
Ter 30°C 19°C
Qua 31°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias