Dois dias de muito aprendizado, assim foi a oficina realizada em parceria com o Canal Futura e Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), a partir do Projeto Maleta Juventudes, que vai incorporar conhecimentos aos projetos desenvolvidos nos Centros Socioeducativos localizados na Grande Ilha, Imperatriz e Timon.
Para a psicóloga Jenair Alves, que também coordena o Instituto Ekoaie, instituição implementadora do Projeto Maleta Juventudes junto ao Canal Futura, a parceria vai agregar junto ao Projeto Político Pedagógico da Fundação novos recursos para uso didático. “No processo de socioeducação será possível desenvolver ações educativas com temas diretamente relacionados ao Estatuto da Juventude e direitos fundamentais dos socioeducandos como educação, saúde, segurança pública, trabalho, entre outros”, afirma.
A diretora técnica da Funac, Lúcia Diniz parabeniza a iniciativa e ressalta que a parceria vai render bons frutos. “Foram dois dias de muito aprendizado para os profissionais e adolescentes dos Centros Socioeducativos da Funac, ocasião em que foram trabalhadas temáticas com os adolescentes na área de comunicação visual. Cada unidade irá elaborar seu plano de ação e terá a sua maleta para trabalhar os conteúdos junto aos adolescentes, que irão exercer seu protagonismo juvenil por meio de oficinas, rodas de conversas e apresentação criativas”, explica.
De acordo com Suzana Moraes, coordenadora técnica do Centro Socioeducativo de Internação do Vinhais, o projeto será muito importante para os meninos e proporcionará para os adolescentes em cumprimentos de medidas socioeducativas várias discussões com temas transversais. “São temas essenciais e que devem ser trabalhados com ele, que vão participar de atividades lúdicas com apresentações teatrais, criação de paródias, criação de artesanatos, entre outras atividades. A equipe do Vinhais está na expectativa de receber a Maleta”, declara.
Para a pedagoga Layza Lima, foi um momento de troca de experiências e de aprendizagem. “O estudo da metodologia ativa trouxe novas formas de abordagem dos temas que mais remetem à juventude, principalmente nos estudos de grupo, ocasião em que pudemos compartilhar experiências e aprender mais sobre a metodologia que vai ser utilizada com os adolescentes e contribuirá para o desenvolvimento das atividades sociopedagógicas realizadas nos Centros, com o objetivo de ressignificar a vida dos adolescentes”, destaca.
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