O Boletim Epidemiológico da Dengue, divulgado nesta quarta-feira, 14 de abril, informa que já foram confirmados 14 casos de dengue em Nova Cantu, no mesmo período foram 33 notificações e dois resultados de exames estão sendo aguardados.
Na próxima segunda-feira, 19 de Abril, será realizado um mutirão de combate à dengue no município, a Secretaria do Meio Ambiente e Turismo informa que o arrastão se iniciará às 8h da manhã. Será recolhido lixo e entulho que os cantuenses devem deixar em frente às residências e estabelecimentos comerciais.
O Estado do Paraná soma agora 18 óbitos provocados pela dengue neste período. O mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, se prolifera onde tem água parada. Por isso fica o alerta a população para que fique atenta a estes pontos nos ambientes domésticos. Nunca é demais a orientação para não deixar os pratinhos dos vasos acumulando água, não deixar pneus velhos nos quintais e tampar ou telar reservatórios e caixas d’água.
Outra razão para não se descuidar da prevenção ao mosquito Aedes aegypti é que os sintomas iniciais da dengue são semelhantes aos da Covid-19, como febre, dor de cabeça e dores no corpo, por isso, os exames complementares como hemograma e a prova do laço podem identificar se o paciente tem dengue.