A Secretaria de Comunicação Social do Senado (Secom) lançou uma campanha institucional de combate à covid-19, com a participação de todos os veículos de comunicação da Casa. Segundo a diretora da Secom, Érica Ceolin, a campanha mostra o engajamento cada vez maior do Congresso Nacional com as ações de combate à propagação do novo coronavírus no país.
— Logo que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, assumiu a interlocução entre os estados e o governo federal no Comitê de Enfrentamento à Covid-19, ele encomendou à Secretaria de Comunicação uma campanha que reunisse todas as medidas de prevenção à doença. Então nós reunimos os veículos da Casa para propagar as informações que já são conhecidas pela sociedade e merecem reforço, e para anunciar as novidades sobre as descobertas da medicina, além de esclarecer dúvidas que possam existir sobre as campanhas de vacinação — explicou.
O hotsite Covid-19: Proteja-se, hospedado no Portal Senado Notícias, reúne textos e infografias, além de vídeos e áudios que esclarecem a população sobre as principais formas de se proteger da doença.
Vídeos elaborados pela TV Senado e exibidos ao longo da programação orientam sobre a forma correta de lavar as mãos, o manuseio adequado das máscaras, a identificação dos sintomas e o que fazer quando os sintomas são identificados. Reportagens e peças institucionais produzidas pela TV também esclarecem dúvidas relacionadas à vacinação.
O Núcleo de Mídias Sociais (NMidias), responsável pela gestão dos perfis do Senado nas redes sociais, está produzindo posts para abordar, sob diversos ângulos, aspectos relativos a informação, prevenção e vacinação. Os posts “Não adianta usar errado”, “Proteja-se do Coronavírus” e “É importante saber!” são exemplos que ilustram o que vem sendo divulgado nas redes sociais da Casa. Eles são sinalizados com a hashtag #Covid19ProtejaSe.
A Rádio Senado participa da ação com novos spots que circulam nos intervalos da programação. O perfil da emissora no Instagram replica os conteúdos produzidos pelo NMidias, além de reforçar a campanha informativa no programa Conexão Senado, que vai ao ar de segunda a sexta, de 8h às 9h, com transmissão também pelo YouTube.
Além dessas iniciativas, a cobertura completa das atividades do Senado Federal sobre o combate à pandemia está disponível na página Senado Contra a Covid-19.